HC-UFU terá 122 leitos para pacientes com coronavírus


(Imagem: Alexandre Costa)

Na tarde desta quarta-feira, 24, o superintendente, Nilton Pereira Júnior, e o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, divulgaram que o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU)  terá 122 leitos exclusivos para atender pacientes com a Covid-19.

Em um vídeo ao vivo no canal da UFU, o superintendente informou que a procura por leitos de UTI para pacientes sem Covid-19 diminuiu nos últimos dias, enquanto para pessoas com sintomas do vírus aumentou. “Até a semana passada 80% dos leitos de UTI que as redes municipal e regional pediam eram para atendimentos de casos gerais, como cirurgia oncológica, traumas, infartos e acidente vascular cerebral (AVC). Isso modificou drasticamente de uma semana para cá. Hoje 70% da nossa demanda é para Covid-19”, contou. Por conta desse aumento, nove leitos que atendiam pacientes sem o coronavírus, passaram a atender vítimas da doença desde terça-feira, 23. Com isso, já são 25 leitos destinados à infectados pelo vírus.

No vídeo, também foi anunciado que na próxima segunda-feira, 1º, sete novos leitos começarão a funcionar no hospital. Para melhorar os números e garantir atendimento para todos os pacientes necessitados, 52 leitos da enfermaria serão destinados, gradativamente, para o tratamento de pacientes com coronavírus a partir desta quinta-feira, 25. Com a ampliação, o HC-UFU passa a ter 68 leitos de Enfermaria Adulto, 12 Pediátrico e quatro Psiquiátrico, além de outros quatro para observação no Pronto-Atendimento Médico (PAM). “Nossos esforços são para cuidar das pessoas, não só dos pacientes de trauma, de infarto e de AVC, que continuamos atendendo na urgência e emergência, nas cirurgias e nas internações, mas de toda a sociedade neste momento de pandemia”, ressaltou Pereira Júnior.