Geral

Incêndio de grandes proporções também matou animais no Triângulo Mineiro

Enviado por: Carolina Vilela 14/09/2018

Imagens: Corpo de Bombeiros / Divulgação

Período de seca intensa e baixa umidade do ar são fatores de extremo perigo para ocorrências de incêndio. E a vegetação do Triângulo Mineiro foi e vem sendo muito castigada nos últimos dias.

Esta semana, por exemplo, um grande incêndio atingiu uma área de 108 hectares, aproximadamente 108 campos de futebol, na Avenida Filomena Cartafina, próximo ao km 15 da BR-050, em Uberaba.

Diversas outras ocorrências foram registradas em Uberlândia, Araguari, Ituiutaba e outras regiões do Triângulo.

Nesta sexta-feira, 14, outra ocorrência, desta vez próximo à comunidade da baixa e da empresa Etanol, Distrito Industrial 3, em Uberaba.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, animais morreram. “Na comunidade da baixa uma grande área foi queimada, e animais morreram. Alertamos à população para que tenha cuidado ao transitar por estradas rurais e jamais manuseie fogo.”

Várias equipes dos bombeiros foram empenhadas. “O vento Norte constante de 14 nós, mas com rajadas de 25 a 30 nós, ou seja, d até 55,56 km/h, facilitam a propagação do fogo”, alertam os bombeiros.

A umidade relativa do ar antes dessa chuvinha de sexta-feira foi registrada abaixo de 30%. Áreas de pastagem e cana foram atingidas. A Usina Delta vai engajar no combate o avião para lançar água. Aeronave modelo Ipanema, habitualmente usada para pulverização e adaptada para combater incêndios.

Um foco já foi controlado e extinto. O efetivo então segue para pelo menos outras duas frentes de combate.

Comentários...