Irregularidades nos hidrômetros dificultam a troca dos equipamentos


Grades trancadas e cavaletes fora de padrão são as principais adversidades encontradas pelo Dmae (Imagem: Pref de Uberlândia)

Grades trancadas ou soldadas, cavaletes fora de padrão, caixas cheias de entulhos e hidrômetros concretados. Essas são algumas das recorrentes irregularidades encontradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no momento de realizar a troca do medidor, indicada pela portaria do Inmetro (295/2018) a cada sete anos. Os dados levantados pela autarquia apontam que, em 12% das visitas já realizadas, não foi possível realizar o serviço em função das adversidades. Dos 22,4 mil equipamentos que serão substituídos, 2,5 mil já foram trocados. A previsão é concluir os serviços até o fim deste ano.

De acordo com o gerente de fiscalização da autarquia, Leonardo Vieira da Silva, o serviço está sendo realizado em diversos bairros da cidade, mas é preciso que a população se comprometa com a troca. “Atualmente o principal problema encontrado pelos agentes são cavaletes fora do padrão, abrigos trancados e caixas concretadas. É preciso que essas situações sejam regularizadas para que a troca seja feita”, explicou.

Os moradores são notificados previamente junto à fatura da água sobre a substituição dos equipamentos. Caso sejam encontradas irregularidades durante a visita, o contribuinte é orientado a fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo de 30 dias para a regularização. Logo após a troca, os moradores recebem um comunicado com informações e orientações de como detectar possíveis vazamentos no interior do imóvel. “Após a troca, pode acontecer um aumento do volume medido. Isso decorre da capacidade do novo equipamento de mensurar com precisão as pequenas vazões que não eram medidas pelo aparelho antigo”, destacou o gerente.

Ainda conforme Leonardo, é fundamental que a população coopere com os serviços. “A gente pede o apoio da comunidade para facilitar o serviço no caso das grades trancadas ou soldadas, caixinhas cheias de entulhos, cavaletes concretados ou registro com defeito, uma vez que estes incidentes dificultam o trabalho de substituição”, concluiu. Nos últimos anos, a autarquia substituiu 153.344 hidrômetros de um total de 200 mil. Para o próximo ano, a autarquia planeja trocar cerca de 20 mil medidores.

Serviço

Em caso de dúvidas sobre a troca dos hidrômetros, a população pode ligar no setor de hidrometria do Dmae por meio do telefone 3228-7761, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo Fone Fácil 115.

Prefeitura de Uberlândia