Geral

Novos casos de sarampo são registrados em Canápolis e Montes Claros

Enviado por: Redação V9 14/01/2020

Em um novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira, 13, foram apresentados seis novos casos de sarampo, entre eles um em Montes Claros e outro em Canápolis.

Entre os novos casos há quatro em Belo Horizonte, um em Montes Claros e outro em Canápolis. Em Minas Gerais já são 132 casos casos confirmados da doença. Na região, há uma ocorrência de sarampo em Frutal, duas em Araguari e 23 em Uberlândia, que fica atrás apenas de Belo Horizonte, que já tem 52.

O período de férias pede atenção especial em relação ao sarampo. Locais com aglomerações e o aumento no fluxo de pessoas para viagens e passeios aumentam os riscos de contágio para aquelas que ainda não estão imunizadas adequadamente contra a doença altamente transmissível. Para se proteger é fundamental estar com a vacinação em dia, especialmente quem vai se deslocar para outros municípios e regiões dentro e fora de Minas Gerais onde há a circulação do vírus, incluindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, a região Nordeste e também o exterior.

A transmissão do sarampo acontece diretamente de pessoa para pessoa, através de gotículas do nariz, boca ou garganta. Entre os principais sintomas estão febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite, fotofobia e pequenas manchas brancas dentro da boca. A doença pode evoluir para formas mais graves, incluindo encefalite, pneumonia e morte, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.

Situação epidemiológica

Em 2019 foram confirmados 130 casos de sarampo em Minas Gerais. Atualmente, outros 471 casos estão em investigação. A SES-MG tem alertado os municípios para que todos os casos suspeitos da doença sejam notificados em até 24 horas, além da implementação de medidas de prevenção e controle da doença de maneira ampla e oportuna, especialmente no período de férias.

Comentários...