Projeto amplia acompanhamento e cuidado aos idosos de Uberlândia


Por meio das ações da atenção primária e da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Uberlândia tem acompanhado o crescimento da população acima dos 60 anos e atuado para garantir os cuidados essenciais àqueles que estão nesta faixa etária. E, em continuidade ao trabalho de acolhimento permanente oferecido pelo Município, acontece, das 8h às desta sexta-feira (14), o 1º Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa. A iniciativa será realizada na Arena Sabiazinho com foco a identificação e cadastramento de quem já está na terceira idade, indicadores essenciais traçar planos de ação que otimizem ainda mais o atendimento destinado a esse público.

Denominado Trem do Idoso, o mutirão é um processo que ajudará as equipes a atuar de forma integrada para conferir ainda mais qualidade de vida, autonomia e independência à pessoa idosa. Segundo a coordenadora das Redes Temáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Ione Aparecida Silva, cada unidade levará cinco idosos para vivenciar a atividade. “Inicialmente, teremos 500 pessoas com mais de 60 anos participando do projeto. Eles serão acompanhadas por ‘padrinhos’ durante a ação proposta, que prevê a passagem por 12 estações de atenção posicionadas no interior da arena (para entender qual a dinâmica da ação, confira o quadro abaixo)”, explicou.

Ação continua nas unidades

Ainda de acordo com a coordenadora, a atividade servirá de exemplo para as equipes de saúde, que deverão replicar o trabalho daqui para frente. O objetivo é que profissionais coloquem em prática a metodologia apresentada e, já capacitados, possam fazer o processo de identificação, cadastramento, avaliação e elaboração do plano de cuidados dos idosos da área de cobertura de cada unidade do Município. “As equipes trabalham sempre focadas nas orientações do projeto Qualifica  SaUDI, que busca ampliar o acesso de toda população ao atendimento básico de saúde. O Trem do Idoso vem para aprimorar esse programa com foco nos idosos, dando ainda mais força ao nosso propósito de cuidar de quem precisa”, acrescentou Ione.

Como o mutirão funcionará?

Ao chegar na arena, o idoso passará pela 1ª estação, onde será submetido ao credenciamento e receberá a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Ali começam as avaliações para identificar a classificação de risco de cada um.  Da 2ª à 4ª estação, são feitas as verificações da condição da pessoa idosa, como cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medida da panturrilha, avaliação da velocidade da marcha e a aplicação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional (IVCF-20)*.

Da 5ª a 12ª, serão abordados os cuidados com os idosos, como prevenção de quedas e uso de medicamentos, importância da alimentação saudável e da saúde bucal entre outras orientações. O mutirão será acompanhado pelo consultor do Conselho Nacional de Secretários de Secretárias de Saúde (Conass), geriatra responsável pela coordenação e revisão geral da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Edgar Nunes de Moraes.

Entenda como será o atendimento em cada estação do Trem do Idoso

1ª estação – Credenciamento: entrega do passaporte (crachá) e da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

2ª estação – Cálculo IMC e Medida Panturrilha: a medida do perímetro da panturrilha esquerda é um bom parâmetro de avaliação da massa muscular, que está associadas a maior risco de quedas, diminuição da força muscular e dependência funcional.

3ª Estação – Avaliação da Velocidade da Marcha: a VM é um bom teste da integração e do funcionalmente de diversos sistemas fisiológicos.

4ª estação – Aplicação do IVCF 20*: questionário que avalia o grau de fragilidade do idoso. Cada resposta equivale a uma pontuação. Ao final, a soma da pontuação reflete a condição de cada um.

5ª estação – Prevenção de Quedas: exemplificação de ambiente com fatores de risco (tapetes soltos, objetos no chão, etc) e mostra de ambiente adequado ( barras, luz sentinela,etc).

6ª estação – Uso de Medicamentos: orientações quanto ao uso medicamentos e melhorar maneira de armazenamento.

7ª estação – Alimentação Saudável: orientação sobre como melhor os hábitos e a alimentação, além de degustação de alimentos saudáveis.

8ª estação – Direitos da Pessoa Idosa: orientações sobre os direitos na terceira idade, Estatuto do Idoso e demais a políticas específicas.

9ª estação – Saúde Bucal: orientações da higiene bucal e  utilização de prótese. Entrega de kit de higiene bucal.

10ª estação – Vigilância em Saúde: orientações sobre zoonoses e ISTs, além de imunização.

11ª estação – Cuidados Complementares: prática de auriculoterapia, reiki e distribuição de mudas de plantas.

12ª estação – Saúde em Movimento: aula de Zumba e dança circular.

*O IVCF-20 é um instrumento para identificação rápida do idoso, com aplicação de um questionário de 20 perguntas, que avalia a autopercepção da saúde, a realização de atividades diárias, cognição, humor, mobilidade, comunicação e presença de comorbidades múltiplas. Cada resposta equivale a uma pontuação e, ao final, a soma reflete o grau de fragilidade da pessoa idosa (divididos em baixa, moderada e alta vulnerabilidade clínica-funcional).

Prefeitura de Uberlândia