Reitor da UFU – Foto: Carolina Vilela / V9 Vitoriosa / TV Vitoriosa
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Valder Steffen Júnior, foi nomeado, no dia 16 de abril, integrante do Conselho Deliberativo (CD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O mandato, como representante da comunidade científica nacional, é de dois anos.
A indicação para o CD foi feita pela Academia Brasileira de Ciências, da qual Steffen é membro. O reitor destaca a importância da nomeação de um professor de uma universidade fora dos grandes centros tradicionais.
“Trata-se do reconhecimento da importância dessas novas instituições, como a UFU, na área da pós-graduação, da pesquisa brasileira. Então eu fico muito sensibilizado por essa nomeação, por poder representar a minha universidade em um contexto importante que é o Conselho Deliberativo do CNPq, uma vez que esse conselho trata exatamente da definição de políticas de desenvolvimento científico e tecnológico para o nosso país”, declarou.
O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente da instituição, pelo secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), das comunidades científica, tecnológica e empresarial e dos servidores do CNPq.
O Conselho Deliberativo (CD) tem como principais competências: formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país; apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade; aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.
A Portaria de nomeação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, de nº 2.026, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 17/4.
Currículo
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado (1977) e doutorado (1979) pela Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-87) e na Virginia Tech – USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Uberlândia, tais como: Chefe de Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Centro, Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Pró-Reitor. Serviu também ao sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação (Membro do CA-EM do CNPq, Representante da Área de Engenharia III na CAPES, Membro da CA-TEC da Fapemig; Membro do Conselho Curador da Fapemig). Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Foi agraciado em 30 de junho de 2011 com Menção Honrosa pela Universidade Federal de Uberlâ ndia pelas pesquisas que desenvolveu no biênio 2009-2010. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Uberlândia outorgado pela Câmara Municipal,em Dezembro de 2011. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 – categoria Ciência. Foi ainda Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM de 2006 a 2009. É Membro Efetivo da Academia Nacional de Engenharia e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, pesquisador nível 1-A do CNPq e Coordenador do INCT de Estruturas Inteligentes em Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica.