Treinamento – exército realiza ‘estágio de combate’ em ambiente urbano


O 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado realiza em Uberlândia o Estágio de Combate em Ambiente Urbano para militares das unidades do comando militar do Planalto. O evento abrange o Triângulo Mineiro, o Distrito Federal e os estados de Goiás e Tocantins.

Quem saiu de casa no momento do treinamento viu quatro blindados do exército e mais de 30 homens armados com fuzis passando na porta.

O servente Leonilson Gonçalves da Silva até chamou o colega Ivaldir Alves Brandão, pedreiro, quando viu a cena que simulava um ambiente de guerra.

O treinamento do não chamou a atenção só dos adultos. Crianças ficaram encantadas ao ver de perto os militares em ação.

O tenente instrutor Igor Torres de Souza falou exatamente os trabalhos desenvolvidos na ação (veja no vídeo). A capacitação dos militares é chamada pelo exército de estágio de combate em ambiente urbano. Desta vez, feito para sargentos e tenentes das unidades do comando militar do planalto.

O capitão Aderson Samuel de Araújo Neto também falou sobre o comando dos trabalhos. O treinamento progressivo começou na área neutra, com todos os militares dentro dos blindados. Em seguida, passou para a área amarela, com os militares de fora do veículo observando a movimentação. Já na área vermelha, o grupo passou a se esconder e se proteger, como se estivesse avançando em uma região de muito risco. Tudo isso aconteceu no Bairro Mansour, que foi escolhido porque oferece diversas características diferentes que podem ser encontradas em um possível combate.

Já dentro do batalhão, a pista de combate à localidade permite desafios muito próximos da realidade de uma favela. Lá, os militares podem usar até balas de festim. E todas essas técnicas de combate aprendidas serão aplicadas em missões dentro e fora do Brasil.

Confiram na reportagem de Marcelle de Paula