Geral

Uberaba tem UPA nos mesmos moldes da de Uberlândia, em pleno funcionamento

Enviado por: Redação V9 26/03/2020

Nós mostramos incansavelmente e denunciamos a não utilização da UPA Norte, no Bairro Pacaembu, em Uberlândia, mesmo em tempos de pandemia do coronavírus. O que poderia ser um bem à população está jogado às traças.

Por este motivo o repórter e apresentador André Silva foi até Uberaba mostrar o funcionamento de uma UPA nos mesmos moldes da de Uberlândia, em Uberaba.

Na cidade vizinha há duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) que fazem parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Desta forma, a população tem uma melhoria no acesso, um aumento da capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

A UPA de Uberaba foi feita com o mesmo material usado na UPA Norte, o drywall. E lá já funciona há mais de uma década e nada estragou. É o mesmo material chamado pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, de papelão.

lá em Uberaba nós falamos com um médico que comenta sobre a estrutura do local. Ao contrário do prefeito de Uberlândia, ele conta que em 14 anos foram feitos apenas reparos normais, assim como qualquer construção.

Com exclusividade, tivemos acesso à sala de urgência, com todos os equipamentos de UTI que uma UPA nível 3 dispõe. E seria o caso da UPA Norte, em Uberlândia. Observem quantas pessoas poderiam estar em um leito de UTI caso a unidade estivesse funcionando.

Comentários...