Geral

Uberlândia continua na Onda Amarela

Enviado por: Redação V9 12/09/2020

Uberlândia vai continuar na Onda Amarela. A Juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Uberlândia, Juliana Faleiro de Lacerda Ventura concedeu na tarde desta sexta-feira, 11, o pedido do prefeito, Odelmo Leão Carneiro para que a cidade permaneça onde já estava. Araguari também segue no mesmo cronograma.

Ambas as prefeituras entraram com ação contra o programa Minas Consciente na quinta-feira (10), logo após o governo do Estado inserir a macrorregião do Triângulo Norte na Onda Vermelha. A decisão é válida pelo menos até nova classificação do programa estadual.

Em um vídeo divulgado na rede social, Odelmo comenta a permanência no nível intermediário de funcionamento do comércio. Segundo ele, o Minas Consciente não considerou os dados reais para enquadramento da Macrorregião do Triângulo Norte no programa, pois não considerou os testes RT-PCR realizados pela rede pública de saúde e laboratórios conveniados. Com os dados analisados pelo estado, o crescimento de infecções pelo coronavírusnfoi de 16%, mas os dados municipais revelam 7,3%.

Na decisão, a juíza Faleiros levou em consideração que a classificação do programa estadual deve obedecer estritamente as normas, dados e indicadores. A manutenção dos municípios na Onda Amarela é válida até que o Minas Consciente faça nova análise e classificação. O município manteve contato com o governo de MG durante a sexta-feira, inclusive, com o envio de ofício explicando os erros de cálculos do Minas Consciente.

Comentários...