Uberlândia representará o Brasil em competição mundial de robôs


O robô humanoide desenvolvido em Uberlândia e que representará o Brasil na RoboCup 2018 – competição mundial de robótica marcada para ocorrer entre os dias 16 e 22 de junho em Montreal (Canadá) – foi apresentado a servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) na tarde desta quarta-feira (18). O protótipo foi criado pela Equipe de Desenvolvimento em Robótica Móvel da Faculdade de Engenharia Mecânica (Edrom) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, a partir do encontro, a Prefeitura Municipal passa a apoiar o projeto como estímulo às iniciativas de inovação e tecnologia na cidade.

Batizado de Sakura, o robô humanóide está na fase de ajustes finais, segundo conta Ian Cardoso, Arthur Nonakae Murilo Venâncio, três dos 13 membros da Edrom. Em breve, segundo os alunos, o andróide estará preparado para competir, como único representante brasileiro, na categoria Humanoid League Teen Size do campeonato. O torneio coloca robôs autônomos construídos para jogar partidas de futebol.

A Edrom tem experiência na participação de competições de robótica. Em 2015, ganhou o 1º lugar em um torneio que envolve robôs desenvolvidos por grupos de países da América Latina. Nos dois anos seguintes, na mesma disputa, garantiu a segunda colocação.

Projetos do tipo são de alta relevância para o Município, conforme explica o diretor de Inovação da Sedeit, Gustavo Maierá. Isso uma vez que, além de colocarem em evidência internacional a qualidade da formação adquirida na cidade, podem resultar em soluções para desafios sociais, bem como em negócios. “A robótica humanóide, por exemplo, tem sido um dos meios utilizados para desenvolver ferramentas de reabilitação física. Além disso, as possibilidades de uso dessa tecnologia são diversas e a prefeitura fará o que puder para auxiliar iniciativas na área”, destacou.

Prefeitura de Uberlândia