Geral

Uberlândia tem caso suspeito de Coronavírus e Brasil tem o 1º paciente confirmado com a doença

Enviado por: Darah Gomes 26/02/2020

O paciente deu entrada no HC-UFU durante à tarde (Imagem: Divulgação / HC-UFU)

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) confirmou a entrada de uma paciente com suspeita de coronavírus nesta quarta-feira, 26. Outros três casos estão sendo investigados em Varginha-MG. O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da doença no Brasil na manhã de hoje em São Paulo-SP.

A assessoria do HC informou que a paciente, de 29 anos, seguirá sendo monitorada em isolamento enquanto os resultados dos exames não são divulgados para confirmar ou descartar a suspeita de infecção pelo vírus. A mulher estava na Itália, passou em São Paulo e veio em seguida para Uberlândia. O país europeu já confirmou a 12ª morte por coronavírus e está em alerta para novos casos. Um idoso, de 61 anos, chegou de lá na sexta-feira, 21, e foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira, 24, com sintomas da doença. Hoje foi confirmado através de exames que ele foi infectado pela vírus.

O Hospital Regional Samuel Libânio é referência em tratamento de casos suspeitos de coronavírus em Minas. (Imagem: Divulgação)

Os outros casos investigados em Minas começaram em Varginha e os pacientes foram encaminhados ao Hospital Regional Samuel Libânio (HSL), em Pouso Alegre-MG. Eles são da mesma família e retornaram de uma viagem recente à região da Lombardia, na Itália, onde estavam em um grupo de 10 pessoas, mas apenas os três apresentaram suspeição da doença. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Varginha, os sintomas apresentados nos três pacientes são leves. Eles ficarão isolados e passarão por exames laboratoriais no HSL, para confirmação ou não da infecção pelo Coronavírus. Os resultados serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado.

V9 recebeu um vídeo do Dr. Alexandre Hueb, diretor técnico do HSL, explicando os procedimentos que serão feitos e tranquilizando a população sobre os riscos de contágio, que são restritos. Confira o vídeo:

Casos em Uberlândia

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, caso algum paciente com suspeita de infecção pelo vírus dê entrada em alguma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade, será encaminhado imediatamente para o HC-UFU. O hospital está entre os seis que são referência para o tratamento de casos suspeitos da doença em Minas Gerais.

Vigilância Epidemiológica de Uberlândia já apresentou aos profissionais da saúde da rede pública e privada o plano de contingência para possíveis casos suspeitos do coronavírus no município. A estratégia auxiliará no monitoramento, na assistência correta aos pacientes e na segurança dos profissionais da saúde durante o manejo clínico.

Prevenção

Entre as dicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se prevenir contra o coronavírus estão: higienizar sempre as mãos, manter distância social, evitar tocar os olhos, nariz e boca, usar máscaras e procurar rapidamente atendimento médico ao perceber sintomas de febre ou dificuldade respiratória.

Comentários...