Base de Segurança Comunitária de Uberaba fica entre as 5 com melhor desempenho em Minas


(Imagem: Sargento Patrício do 4º BPM/V9 Vitoriosa)

A Polícia Militar (PM) conta com diversos serviços para manter a segurança da população em Minas Gerais, uma delas é a Base de Segurança Comunitária (BSC). De acordo com um levantamento do Caderno Metodológico de Indicadores e Metas, a base de Uberaba, localizada na Avenida Elias Cruvinel, foi destaque no último trimestre. 

As 272 BSC são distribuídas por bairros de diversas cidades do estado com intuito de levar segurança para população e atender aos problemas daquela região especificamente. Esse serviço costuma contar com quatro policiais, sendo dois em motocicletas e outros dois em uma viatura tipo van, que fica parada em um ponto. Em conversa com o V9, o Tenente João Paulo informou que as bases são muito importantes porque, dessa forma, os militares passaram a realmente conhecer a população da área e os problemas que eles mais enfrentam, conseguindo também levar maior sensação de confiança e segurança aos moradores e comerciantes. “Os benefícios são uma segurança pública preventiva através da proximidade e interação com a comunidade”, explicou. 

Para dar destaque ao bom trabalho das guarnições, a PM divulga um ranking com as bases que tiveram melhor desempenho. “Os indicadores são baseados em métodos tradicionais, que é combate à criminalidade e quantidade de boletins de ocorrência registrados, e também os critérios não tradicionais, que são mensurados através da interação comunitária”, informou o Tenente. No último trimestre, uma BSC de Uberaba ficou em 4° lugar e teve uma queda considerável no número de roubos daquela região. Sobre um dos casos recentes com mais destaque, o militar João Paulo afirma que foi a prisão dos suspeitos de roubo de uma motocicleta Honda/XRE. Os bandidos estavam armados e foram encontrados por policiais que trabalham com as motocicletas da BSC.  

Sobre o trabalho feito por meio das bases, o Tenente João Paulo garante que a ajuda dos moradores é essencial. “A população é nossa principal fonte de informação, através deles conseguimos identificar e prender autores que praticam delitos nos setores em que a BSC se localiza”, afirma.