Criador amadorista de passeriformes é multado em mais de R$20 mil no Bairro Tocantins


(Imagem: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação)

Um criador amadorista de passeriforme foi multado na manhã desta quinta-feira, 19, pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA). Ele estava com várias aves, mas 17 não constavam na relação da classe que ele podia ter. A ocorrência foi feita no Bairro Tocantins, zona oeste de Uberlândia.

Durante patrulhamento, policiais avistaram uma residência cheia de gaiolas com pássaros na garagem. Os agentes abordaram o proprietário e pediram para fiscalizar as aves no criadouro. O homem afirmou que é criador amador de passeriformes, que é uma classe de aves com várias espécies.

Os policiais constataram que 17 pássaros que estavam no imóvel não estavam na relação de passeriformes e não tinham anilha, que é uma técnica utilizada para controle de criadores de aves exóticas e silvestres. Desses pássaros, 14 eram canário da terra, duas coleirinhas e um azulão.

A PMMA lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime do artigo 29 da Lei 9.605/98, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção para quem caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. O homem também foi multado em R$ 20.599,38.