Polícia

Dois diretores do DMAE são presos na 2ª fase da Operação Poseidon

Enviado por: Redação V9 28/02/2018

David Thomaz Neto, um dos presos na 2ª fase da Operação Poseidon

O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia cumpriu a 2ª fase da Operação Poseidon na tarde desta quarta-feira, 28. Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão. Dois atuais diretores do DMAE estão entre os presos.

Em nota divulgada à imprensa, o Gaeco informou que foram presos preventivamente o diretor-geral adjunto do DMAE e ex-vereador David Thomaz Neto e o diretor-técnico da autarquia, Carlos Henrique Lamounier Borges.

O ex-diretor geral do DMAE Epaminondas Honorato Mendes não havia sido encontrado e chegou a ser considerado foragido, mas acabou sendo preso no início da noite.

Destes seis mandados de prisão emitidos pelo Gaeco, três já haviam sido cumpridos anteriormente, durante a 1ª fase da operação. O ex-diretor do DMAE, Manoel Calhau Neto, e os diretores da empresa Araguaia Engenharia, Daniel Vasconcelos Teodoro e João Paulo Voss, foram presos no último dia 19 de fevereiro.

Ainda nesta quarta-feira, o juiz José Luiz de Moura Faleiros transformou o pedido de prisão temporária dos seis investigados em prisão preventiva.

A denúncia julgou que os investigados cometeram três crimes de peculato, nos quais 8 milhões de reais foram desviados do DMAE em favor da Araguaia Engenharia. Eles também respondem pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

A TV Vitoriosa já solicitou nota junto ao DMAE a respeito das prisões efetuadas nesta quarta-feira e aguarda resposta.

Entenda o caso

No último dia 19 de fevereiro, o Gaeco deflagrou a Operação Poseidon. A ação é um desmembramento da denúncia, feita pelo vereador Thiago Fernandes, a respeito de um grande vazamento de água em uma estação do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), divulgado pela TV Vitoriosa em outubro do ano passado.

Saiba Mais

GAECO deflagra Operação Poseidon, que investiga irregularidades entre DMAE e empresa de engenharia

Comentários...