Polícia

Em vídeo, TRE-MG diz que gravação que mostra urna preenchendo voto automaticamente é falsa

Enviado por: Redação V9 07/10/2018

A Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou um vídeo, na tarde deste domingo, 7 em que um perito afirma ser falsa a gravação que mostra uma urna registrando voto no candidato à presidência Fernando Haddad (PT) após uma eleitora apertar a tecla 1.

No vídeo, o perito utiliza um programa de edição de vídeo para explicar o que pode ter acontecido. Ele relata que em um primeiro momento, é possível escutar dois barulhos de clique, enquanto que a imagem não mostra o eleitor apertando um dos botões. O especialista, então, sugere que uma segunda pessoa pode ter pressionado uma das teclas.

Em seguida, com relação à cena que mostra a eleitora apertando o número 1 e a urna realizando o autopreenchimento, o perito notou que existe uma sombra na tela de retina, algo que não deveria acontecer, e sugere que se trata de algum tipo de edição.

Por fim, o especialista também afirmou que é possível notar uma rápida edição no vídeo, algo que não se encaixa com uma gravação feita por celular. Confira o vídeo na íntegra abaixo.

Saiba Mais

Eleitores alegam problemas no voto para presidente

Comentários...