Homem armado invade Catedral de Campinas-SP e deixa mortos e feridos


Circuito de segurança da igreja registrou parte do atentado

Um homem invadiu a Catedral Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, durante uma missa e disparou contra fiéis, matando ao menos cinco pessoas e ferindo outras três. O balanço foi divulgado pela própria Arquidiocese, que cita informações do Corpo de Bombeiros. O agressor se matou em frente ao altar. A polícia investiga as motivações do crime e a identidade do responsável pelos disparos.

“Um tiroteio deixou pelo menos cinco pessoas mortas e outras quatro feridas no começo da tarde desta terça-feira (11), dentro da Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro da cidade, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Ainda não se sabe a motivação”, afirma uma nota divulgada pela Arquidiocese nas redes sociais.

O atirador estava armado com uma pistola e um revólver calibre 38, e uma imagem que circula nas redes sociais o mostra já morto, vestido de camiseta azul e calça jeans. “As pessoas estavam rezando na igreja, com um terço nas mãos, e ele entrou disparando”, contou um guarda municipal.

A Catedral, segundo a Arquidiocese, “segue fechada para atendimento das vítimas e a investigação da Polícia”. “Assim que dispusermos de mais informações, as disponibilizaremos. Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor”, diz o comunicado.

Vítimas e autor do atentado são identificados

Foi confirmada a identidade das vítimas do atirador: Sidnei Vitor Monteiro, José Eudes Gonzaga, Cristofer Gonçalves dos Santos e Elpídio Alves Coutinho, mortos dentro da igreja.

De acordo com documentos encontrados em uma mochila dentro da igreja, o autor dos disparos é Euler Fernando Gandolfo, de 49 anos, que tirou a própria vida depois balear os fieis que estavam rezando na igreja.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou nessa terça-feira (11) luto oficial de três dias. A expectativa é que os velórios das vítimas ocorram a partir desta quarta-feira (12).

Padre conta como foi o crime e diz que sobreviventes estão bem

O padre Amauri Thomazzi, que celebrava a missa na Catedral Metropolitana de Campinas compartilhou um vídeo em sua rede social afirmando que o homem teria disparado mais de 20 tiros contra os fiéis. Na breve gravação publicada no Facebook na tarde desta terça-feira(11), o religioso aparece bastante emocionado e tenta tranquilizar os fiéis. “Está tudo bem. Eu rezei a missa das 12h15 e, no final, uma pessoa entrou atirando, fez algumas vítimas. Ninguém pôde fazer nada, ajudar de forma nenhuma. Eu peço a oração de todos. Estamos todos bem”, disse.

Ansa Brasil e Agência Brasil