Um professor e dois alunos da Escola Estadual Lourdes de Carvalho, no Bairro Alvorada, foram detidos pela Polícia Militar (PM) após uma confusão no local, na noite desta sexta-feira, 29.
A confusão teve início após um aluno ser abordado no local pela PM por estar carregando um cigarro e uma bucha de maconha. Em seguida, um professor da escola foi em direção aos policiais e questionou a conduta deles. Os militares desconfiaram da atitude do educador e conferiram sua mochila, onde nada foi encontrado.
Em seguida, a PM pediu para revistar o veículo do professor, que se negou a dar as chaves do automóvel e fugiu para o interior da escola. Ele foi perseguido pelos militares e acabou detido.
Durante a ação, a PM foi hostilizada por alunos e professores, que questionaram a conduta dos policiais. A equipe de reportagem da TV Vitoriosa tentou conversar com o diretor, que não quis gravar entrevista, mas também considerou a abordagem excessiva.
O Sargento Gustavo, que esteve à frente da ocorrência, justificou que a ação foi legítima. “Precisamos fazer uso do spray de pimenta por que estava numa situação de arrebatamento de presos, então a segurança da guarnição foi colocada em risco. (…) O diretor presenciou essa questão do desacato e questionando, o tempo todo, a legalidade da gente prender um jovem que tá em flagrante de desacato”, disse.
A equipe de reportagem da TV Vitoriosa também tentou conversar com o professor no momento da prisão, mas ele não quis se pronunciar. Outros dois alunos da escola também foram detidos pela PM por desobediência.
A Polícia Civil, mais tarde, confirmou que foram encontradas drogas no carro do professor. No caso, se tratavam de bitucas de cigarros de maconha.
Matéria atualizada às 18:08 para acréscimo de informações.
Você confere a reportagem completa deste caso no programa Chumbo Grosso da próxima segunda-feira, 1º de abril, às sete da manhã.
Informações: Léo Carvalho