O domingo, 3 de junho, foi literalmente quente no Triângulo Mineiro. Várias ocorrências de incêndios criminosos foram registradas em Uberlândia, Uberaba, Araxá e outros pontos da região.
Ônibus do transporte público de Uberlândia é incendiado no Bairro Morumbi
Mais dois ataques a ônibus no mesmo dia em Uberlândia, no Segismundo Pereira e Lagoinha
Uberlândia
Três ônibus são incendiados
O primeiro foi por volta de 15h na Rua Esplendor, Bairro Morumbi. Três criminosos em duas motocicletas interceptaram o ônibus da linha A236, mandaram motorista e passageiros descerem, jogaram combustível e atearam fogo. O veículo ficou completamente destruído.
A segunda ocorrência, por volta de 17h, na Avenida Cleone Cairo Gomes, Bairro Segismundo Pereira, contra um ônibus da linha A105. O modus operandi e número de envolvidos é o mesmo do fato anterior.
O terceiro ataque ocorreu na Rua Bento Faria, Bairro Lagoinha. Quatro pessoas embarcaram no ônibus A118 como se fossem passageiros e agiram da mesma forma das outras ocorrências.
Houve ainda uma tentativa frustrada no Bairro Monte Hebron. Um criminoso tentou entrar no veículo com o galão de combustível nas mãos, mas o motorista percebeu e conseguiu fugir.
Duas agências atacadas
A Polícia Militar (PM) registrou duas ocorrências de incêndio em agências bancárias.
O primeiro alvo, na noite de domingo, 3, uma agência do Banco do Brasil na Avenida Rondon Pacheco, foi atacada. Os criminosos jogaram gasolina e atearam fogo na lixeira e em alguns papeis, porém as chamas não se alastraram. Não houve grandes danos no estabelecimento. O local foi interditado para perícia.
Já na madrugada desta segunda-feira, 4, dois bandidos jogaram gasolina em uma agência dos Correios na Avenida Berlarmino Cotta Pacheco, Bairro Santa Mônica. Apenas a fachada do estabelecimento foi atingida, mas o fogo não chegou ao interior da agência.
Ecoponto
Um arrombamento seguido de incêndio foi registrado na manhã desta segunda-feira, 4, no Ecoponto do Bairro Guarani. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos arrombaram a porta e colocaram fogo no escritório. O fogo atingiu parte da alvenaria interna, mas não interrompeu o funcionamento.
Uberaba
Vários ataques também foram registrados em Uberaba. Foram três incêndios em ônibus. O primeiro ônibus foi incendiado na Rua Conceição de Souza Araújo, no Bairro Jardim Primavera, por volta das 16h. Pouco tempo depois o segundo ataque. Outro veículo foi incendiado na Rua Luciano Justiniano Ribeiro, Bairro Jardim Maracanã. Já perto de 18h30, criminosos invadiram mais um ônibus na Rua Jovita Pinheiro, Bairro Cidade Ozanam.
Antes de tudo isso o primeiro incêndio foi em uma agência do Banco do Brasil, no Bairro Parque das Américas, na madrugada de domingo, por volta de 4h. Os autores quebraram as portas com pedras e atearam coquetel molotov. À noite foi registrada outra ocorrência, na agência bancária da Caixa Econômica Federal (CEF), na Avenida Guilherme Ferreira, Centro da cidade. Cinco criminosos armados invadiram o local, mandaram os clientes saírem e atearam fogo em caixas eletrônicos. O fogo não atingiu o prédio.
Por volta das 22h, o alvo dos criminosos foi uma casa lotérica na Avenida dos Bandeirantes, no Parque das Gameleiras. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas.
De acordo com os Bombeiros, houve ocorrências também de incêndio criminoso em uma caminhonete no Horto Municipal e dois carros de passeio. O primeiro carro estava estacionado na calçada, na porta da casa do proprietário, no Bairro Santo Antonio. O fogo foi tao intenso que deixou três vítimas presas dentro de casa, inalando a fumaça. Entre elas estava uma pessoa deficiente, com amputação de uma perna. A dona da casa precisou de atendimento médico. Um adolescente foi preso suspeito do crime. Já no Bairro Novo Horizonte, um veículo estava estacionado na Rua Maria da Mota, quando foi incendiado. Houve perda total.
Uberaba também registrou uma ocorrência de incêndio em pneus em via pública. O fato foi na BR-050, altura do Bairro Jardim Alvorada. A rodovia ficou completamente bloqueada.
Araxá
Em Araxá, cinco veículos foram incendiados, sendo um ônibus coletivo e quatro veículos de passeio.
O ônibus da linha Pão de Açúcar/Vila Silvéria foi invadido por quatro bandidos quando parou em um ponto. Um deles ordenou que todos os ocupantes saíssem, ateou gasolina e jogou uma touca em chamas sobre o motor. O motorista, cobrador e os passageiros controlaram as chamas com a ajuda de pedestres.
Três veículos de passeio também foram completamente incendiados nos bairros Santo Antônio e Novo Horizonte. Outro teve os pneus queimados na Rua Conquista, Bairro São Cristóvão. O fogo foi controlado rapidamente.