Uberlândia participa da Operação Resguardo, realizada em toda MG


Uberlândia está participando da Operação Resguardo, desencadeada em todo o Estado pela Polícia Civil, com o objetivo de promover ações contínuas para o combate aos crimes contra a violência de gênero, visando o enfrentamento, em especial à violência contra a mulher. Essas ações vêm sendo realizadas desde o dia 28 de janeiro e hoje, Dia Internacional da Mulher, ocorre o desfecho da operação com a divulgação de um balanço a nível estadual.

Hoje, marcando o encerramento dessa operação em Uberlândia, a Delegacia da Mulher realizou quatro visitas domiciliares. Foram mobilizados nove policiais civis. Segundo a delegada titular da pasta, Lia Valechi, as visitas tiveram como objetivo “verificar quanto ao cumprimento de ordens de distanciamento e incomunicabilidade, determinadas pela Justiça”. De acordo com ela, os policiais, durante a ação, não constataram nenhum descumprimento das ordens judiciais.

A Delegacia da Mulher, em Uberlândia, tem realizado um intenso trabalho na proteção e defesa dos direitos da mulher. Do dia 28 de janeiro até hoje, 8 de março, a repartição policial apurou 90 denúncias, atendeu 153 vítimas, realizou 101 visitas e diligências, efetivou quatro mandados de busca e apreensão, além de cumprir quatro mandados de prisão. Nesse mesmo período, foram solicitadas 70 medidas protetivas, 106 inquéritos policiais foram instaurados por meio de Auto de Prisão em Flagrante Delito ou por portaria, e 34 inquéritos concluídos.