Araporã abre inscrições para oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos


O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) está com inscrições abertas para as oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O benefício é destinado a crianças e adolescentes do município de Araporã. Para as inscrições serão necessários documentos pessoais da criança e do adolescente (RG e CPF) e também documentos do responsável (RG e CPF). E ainda no ato da inscrição deverá estar presente o responsável familiar.

O período de inscrição é de 06 a 20 de março. Os interessados devem procurar o CRAS no horário das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O CRAS está situado à Rua Pedro Fedrigo nº 10, no Bairro Alvorada.

Dentre as oficinas oferecidas estão dança (para alunos com idade a partir de 3 anos); arte circense (para alunos com idade a partir de 8 anos); capoeira (para alunos com idade a partir de 6 anos), jiujitsu, pintura em tela. Cada aluno poderá participar de até três oficinas.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) materializa as ações da proteção social básica (CRAS) da Política de Assistência Social, com vistas a fortalecer vínculos familiares e comunitários e prevenir situações de exclusão e risco social.

É um serviço organizado em grupos, a partir da faixa etária dos usuários, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências, assim como desenvolver o seu sentimento de pertença e de identidade, através de atividades de convivência e socialização, com intervenções no contexto de vulnerabilidades sociais.

Os encontros dos grupos do SCFV são efetivados mediante variadas ações, entre elas, as oficinas, que consistem na realização de atividades de esporte, cultura, lazer e arte, sendo estratégias para tornar os encontros dos grupos atrativos e, com isso, dialogar com os temas transversais e os objetivos a serem alcançados nos grupos.

Esse programa tem a contrapartida da Prefeitura de Araporã que oferece espaço físico para a realização das oficinas e os profissionais, como os orientadores educacionais.

Prefeitura de Araporã