Assinada autorização para início dos procedimentos pelo “Uberlândia Mais Saúde”


O prefeito de Uberlândia assinou, nesta quinta-feira, 21, a autorização para que o Hospital e Maternidade Madrecor dê início à realização de procedimentos cirúrgicos eletivos da rede municipal por meio do Programa Uberlândia Mais Saúde. Com a assinatura entre a Prefeitura de Uberlândia e a instituição privada, a estimativa é de que, nos próximos dois anos, seis mil cirurgias eletivas de hérnias e retiradas de vesícula sejam realizadas em benefício da população.

Sancionado em junho deste ano, o Programa Uberlândia Mais Saúde garante a compensação de débitos tributários de instituições de saúde e clínicas privadas junto ao Município por meio da prestação de serviços que a população mais precisa. Com a assinatura do termo, ficou acordado que o Hospital Madrecor se compromete a realizar as cirurgias eletivas de hérnias e retiradas de vesícula, que são consideradas as de maior demanda da população.

O agendamento dos procedimentos continuará sendo feito pela Central de Regulação Municipal conforme prioridades estabelecidas durante a classificação e solicitação médica. As marcações começam a ser feitas nesta segunda-feira (25) para que os pacientes realizem os procedimentos pré-operatórios. A estimativa é de realizar oito cirurgias por dia (em dias úteis), podendo aumentar com o decorrer do tempo.

Para o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, o programa Uberlândia Mais Saúde representa mais um esforço da atual administração para continuar garantindo e melhorando cada vez mais o atendimento à população de Uberlândia.  “É um marco na administração do prefeito Odelmo Leão. Diante das dificuldades financeiras, inovamos e buscamos soluções para um problema em relação a essas cirurgias. Com a iniciativa, sabemos que será possível minimizar a espera e atender a população”, destacou.

Durante a solenidade, o prefeito adiantou que já foram publicados os avisos para a realização dos procedimentos de raio-x, densitometria óssea, oftalmologia, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, fisioterapia e fonoaudiologia. As chamadas serão abertas em dezembro para credenciamento das clínicas e hospitais interessados.

Prefeitura de Uberlândia