Política

Aumento do preço do arroz será pauta de audiência pública em Minas

Enviado por: Redação V9 29/09/2020

aumento do preço do arroz será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira, 30. A reunião, que será realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, está marcada para 9 horas e deverá ser realizada virtualmente em função dos cuidados necessários no cenário da pandemia. O encontro será transmitido pelo Portal da Casa.

Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bartô (Novo), a audiência foi motivada pelo aumento do preço de arroz nos supermercados, que tem sido manchete nos jornais nas últimas semanas. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, a alta chegou a 100% em 12 meses.

De acordo com requerimento que deu origem à audiência pública, o assunto deverá ser tratado a partir da consideração de fatores macroeconômicos, da cadeia produtiva e do impacto da pandemia de Covid-19 no setor. De acordo com especialistas que vêm comentando o assunto na imprensa, fatores como aumento do preço do dólar tem levado a aumento nas exportações.

Além disso, produtores têm alegado redução nas safras em relação aos anos anteriores com concomitante aumento do consumo em um momento em que as famílias têm ficado mais tempo em casa por causa das medidas de isolamento social. Tudo disso aumenta a demanda pelo produto que está mais escasso no mercado nacional e o resultado é a alta dos preços.

Já tiveram suas participações confirmadas no debate representantes de órgãos de defesa do consumidor, como o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, Daniel Batista Mendes; e o presidente do Fórum dos Procons Mineiros, Eduardo Schroder. Também teve a presença confirmada o diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (ABIARROZ), Elton Doeler.

ALMG

Comentários...