Bolsonaro confirma indicação do filho para embaixada nos EUA e ironiza críticas


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (16) que, da parte dele, já está definido que o filho, Eduardo, será indicado para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Bolsonaro também negou que a escolha do filho para o posto na embaixada caracterize nepotismo, isto é, o favorecimento de parentes.

“Da minha parte está definido. Conversei com ele, acho que anteontem. Há interesse. A gente fica preocupado, é uma tremenda responsabilidade. Acho que, se tiverem argumentos contrários, que não seja isso, chulo que se fala por aí, eu estou pronto. Não é nepotismo, tem uma súmula do Supremo nesse sentido”,afirmou.

O presidente ainda ironizou as críticas feitas às credenciais do filho para a função de diplomata. “Graças a Deus, meu filho foi bem formado. Eu como capitão do Exército tive como dar uma boa educação, e a prova está aí. Agora, que ele está desqualificado por fritar hambúrguer, eu frito hambúrguer, acho que melhor do que ele. Talvez, por isso, eu seja presidente”.

Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro, escreveu que assumir a embaixada é uma missão, e que, deste modo, poderia ser um porta-voz do Brasil não só nos Estados Unidos, mas também na imprensa mundial.

Para se tornar embaixador, o filho do presidente precisará antes do aval do Governo Americano, passar por uma sabatina no Senado e vencer duas votações – na Comissão de Assuntos Exteriores e no Plenário.

Segundo o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), já há votos a favor do deputado para aprovar a indicação. “Apesar de toda a polêmica em torno desta indicação, ela ainda não foi formalizada, pelo senhor presidente da República, mas se ela for formalizada, o governo tem votos para aprovar tanto da Comissão, quanto no Plenário”.