Brasil e EUA assinam acordo de cooperação militar


Os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmaram neste domingo (8), o Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (RDT&E), em Miami, no estado norte-americano da Flórida. De acordo com o Ministério da Defesa, o objetivo da parceria é abrir caminho para que os dois governos desenvolvam futuros projetos conjuntos, inclusive na área militar.

Com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o acordo foi firmado durante uma cerimônia no Comando Militar Sul de Miami (U.S Southern Command). Assinaram o documento; o presidente Bolsonaro, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Brasil, Tenente-Brigadeiro Botelho, e o Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, Almirante de Esquadra Craig Feller.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araujo, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também estavam presentes.

Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, classificou o acordo como inédito. Segundo a pasta, a classificação do Brasil como um aliado preferencial extra OTAN, em julho de 2019, foi um passo fundamental para viabilizar o acordo RDT&E

A comitiva brasileira, que deve permanecer nos Estados Unidos até a manhã de quarta-feira (11), também irá participar de um seminário com empresários americanos e brasileiros e têm uma visita marcada à fábrica da Embraer, na cidade de Jacksonville, também na Flórida.

SBT