Confirmada existência de 2 variantes do coronavírus em Uberlândia


A Prefeitura de Uberlândia confirmou nesta sexta-feira, 5, durante uma transmissão pela internet, a circulação de duas variantes do coronavírus na cidade. A informação foi confirmada pelo prefeito Odelmo Leão e pelo secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues.

De acordo com o secretário de Saúde, a variante brasileira do vírus, descoberta inicialmente em Manaus, e a variante britânica, foram encontradas em 48 amostras colhidas no município. Um estudo elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) confirmam as variantes.

Gladstone reforça que este ano tem ocorrido o aumento gradativo de casos de Covid-19 na cidade. “A partir de janeiro a pandemia tomou um volume de casos muito grande e com grande impacto no sistema de saúde. Durante todo o mês de janeiro tivemos alta incidência de óbitos, de internações e demanda por leitos. Em fevereiro, a situação se tornou mais grave ainda”.

Em fevereiro, a Secretaria de Saúde divulgou presença de nova cepa em Uberlândia, mas voltou atrás. Ela atinge pessoas mais jovens de forma mais agressiva, diferentemente da primeira cepa, que acometia e levava à morte pessoas mais idosas e com comorbidades.

 

Mais transmissíveis

De acordo com o secretário, as variantes são mais transmissíveis e aumentam o alerta para a população mais jovem, que até então era a menos afetada com casos mais graves.

O risco para pessoas mais jovens aumentou. Cerca de metade dos casos que confirmamos atualmente são de pessoas abaixo dos 60 anos.

Sobre o abastecimento de oxigênio para o município, Gladstone disse que mantém contato constante com a empresa fabricante, White Martins.