Dmae aprimora sistema de cloração nas estações de tratamento


(Imagem: Divulgação)

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está finalizando a substituição do sistema de cloração a gás das duas estações de tratamento de água (Sucupira e Bom Jardim) pelo gerador da solução de hipoclorito de sódio, que tem como matéria prima o cloreto de sódio (sal grosso).Com isso, obtém-se uma maior eficiência no tratamento da água que chega à casa do consumidor, uma vez que o cloro proveniente da solução de hipoclorito possui maior estabilidade.

Com investimento de R$ 1,1 milhão, foram adquiridos três geradores, que, além de melhorar a qualidade da água, também oferecem mais segurança e conforto aos operadores que trabalham diretamente nas etapas de cloração- desde o armazenamento da matéria prima até o preparo e dosagem da solução oxidante.

Este mesmo sistema será implantado na Capim Branco, projetada para entrar em pré-operação em 2020. De acordo com Rejane Nunes Cerqueira, gerente do Tratamento de Água e Operações do Dmae, os dois compostos têm a mesma aplicabilidade, tanto na pré-cloração (oxidação de metais solúveis na água in natura) quanto na pós-cloração (etapa final do tratamento de água em que ocorre desinfecção).

Entretanto, a profissional explica a utilização do hipoclorito de sódio gera segurança e mais qualidade, além de ser mais benéfico ao meio ambiente. “Sem contar que também gera mais economia no processo. Já temos visto bons resultados, já que, nos últimos anos, começamos a utilização e a substituição gradativa. Conseguimos agora finalizar todo o investimento com cinco geradores em todo o sistema”, disse Rejane.

O investimento faz parte dos objetivos da autarquia de aprimorar continuamente o sistema de captação, tratamento e distribuição da água na cidade. Prova disso é que o Instituto Trata Brasil classifica Uberlândia como o primeiro município de Minas e a 3ª do País na oferta desse tipo de serviço.

Prefeitura de Uberlândia