Estado busca iniciativas que possam contribuir na melhoria do transporte escolar rural em Minas


Com a intenção de melhorar os processos e inovar na maneira de solucionar questões relacionadas aos desafios de gestão e uso dos recursos públicos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou edital de chamamento público “Desafio do Transporte Escolar Rural de Minas Gerais”. A iniciativa pretende buscar soluções tecnológicas ou processos que permitam otimizar e tornar mais preciso o fornecimento de dados sobre rotas, quilometragem e alunos transportados nas zonas rurais e atendidos pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE-MG).

Podem participar startups, empresas e pessoas físicas ou jurídicas de direito público e privado. O processo tem duas etapas. Primeiramente, serão selecionados até dez projetos que serão apresentados para uma equipe avaliadora, em evento na Cidade Administrativa. Em seguida, até cinco propostas serão selecionadas e testadas de forma piloto nos municípios.

O edital, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, destaca que o projeto busca “obter maior precisão do cálculo dos custos para repasses mais justos a partir da construção de uma base de dados de quilômetros rodados e alunos da rede estadual transportados”.

Os interessados devem se inscrever até 29/2. Para participar é necessário preencher um formulário disponibilizado neste link. A divulgação dos finalistas está prevista para 13/3. As dez ideias selecionadas serão apresentadas em 20/3, mesma data em que serão anunciadas as cinco propostas escolhidas para implementação.

A iniciativa tem como parceiros a Fundação Lemann, Omidyar e o Banco Interamericano de Desenvolvimento que irão apoiar financeiramente o desenvolvimento de até cinco soluções com valor de até R$ 30 mil para cada, totalizando até R$ 150 mil aplicados. Ao mesmo tempo em que contribui para a solução dos desafios e problemas técnicos específicos para melhoria dos serviços prestados, a SEE ainda fomenta atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação, como destacado no edital.

Para mais informações clique aqui e consulte o edital de chamamento.

Agência Minas