O Movimento Brasil Livre está com um projeto de iniciativa popular em Uberlândia. A proposta consiste na redução do número de vereadores de 27 para 17; diminuição do salário dos vereadores para 9 mil reais; redução da quantidade de assessores de 15 para 5; licitação de 100% da verba indenizatória e redução do valor para 6 mil reais; redução de gastos com manutenção e vários itens dentro da câmara municipal.
As mudanças propostas seguem a média nacional de número de vereadores e o salário equiparado a cidades do mesmo porte, como Campinas e Ribeirão Preto.
O movimento está coletando assinaturas há 55 dias e já conseguiu mais de 21 mil assinaturas, o que representa 5% dos 478 mil eleitores de Uberlândia. “A expectativa é de que, em julho, estejamos com as 25 mil assinaturas, que são suficientes para iniciar o projeto de iniciativa popular dentro da Câmara”, afirma Vanderlei Pelizer, coordenador do Movimento Brasil Livre em Uberlândia.
Os vereadores procurados justificaram que o salário não tem reajuste há 5 anos e é compatível com o de outras cidades. Além disso, argumentam que pela lei federal poderia ter 29 vereadores, número superior ao atual em Uberlândia. Os coordenadores do movimento contam com o apoio e a pressão popular para que o projeto seja apresentado e aprovado e que, além disso, apareçam novas propostas para outros projetos.
Amanda Silva – Especial para o V9 Vitoriosa