Política

Minas lidera ranking de transparência da covid-19

Enviado por: Redação V9 22/05/2020

Minas Gerais alcançou 100% da pontuação no “Ranking de Transparência da Covid-19”, da Open Knowledge Brasil (OKBR). Publicada nesta quinta-feira, 21, a lista, que vem sendo divulgada semanalmente desde abril, avalia a qualidade das informações e dados relacionados à pandemia que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

Para a composição do índice, os dados são coletados, diariamente, com o objetivo de analisar conteúdo e parâmetros para que sejam publicados. À medida que a transparência das informações de cada ente corresponda a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno dos órgãos públicos, além de facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para o desenvolvimento de soluções em conjunto com o poder público.

“Esse resultado mostra o comprometimento do Estado com o diálogo e a transparência. A avaliação positiva da qualidade dos dados e informações relativas à pandemia é fruto de um trabalho integrado da Secretaria de Saúde e da Controladoria-Geral do Estado, que estão cada vez mais focadas na acessibilidade da informação para os cidadãos mineiros”, avalia o governador Romeu Zema.

Para o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, “essa conquista prova que temos trilhado caminhos consistentes para munir a população de dados públicos relevantes para o pleno exercício do controle social”.

A contínua escalada de Minas na análise da OKBR também é destacada pela subcontroladora de Transparência e Integridade da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Nicolle Bleme. “Os rankings são realizados em várias rodadas para mensurar a melhoria referente à disponibilização dos dados públicos. A colocação de Minas reflete todo o trabalho que vimos realizando com foco na transparência. Contamos com uma rede muito colaborativa entre os órgãos do Estado, especialmente com a Secretaria de Esatdo de Saúde, e adotamos soluções criativas sempre com o foco em garantir acessibilidade ao cidadão”, afirma.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, chegar aos 100% de pontuação no ranking de transparência corresponde a um esforço que vem sendo realizado desde o início do Governo Romeu Zema, momento em que o governador determinou o máximo de transparência na gestão pública a toda a equipe, lema seguido com muita seriedade por todos os que trabalham nesta gestão.

“A transparência permite que a sociedade acompanhe nosso trabalho, que interaja com o gestor público e possa trazer ideias, informações e também apresentar dados para que a gestão seja, a cada dia, mais eficiente e eficaz, de modo a conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para os mineiros”, reforça o secretário.

Ranking

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Ela desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, além de realizar análises de políticas públicas e promover o conhecimento livre, como forma de tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Agência Minas

Comentários...