Ministro do Turismo visita Uberaba e recebe ofícios com destaque ao Geopark


O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes foi destaque em pauta na visita do ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio a Uberaba neste sábado (10). Recepcionado por autoridades de Uberaba e região no Geossítio Peirópolis, a agenda foi articulada pelo deputado estadual Heli Andrade “Grilo” e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes de entidades de classe, além de demais autoridades da região.

Em Peirópolis a comitiva visitou o complexo turístico com a presença do reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Luiz Fernando Resende, onde foram apresentados os detalhes e pilares que constituem o projeto do Geopark, pautado nos potenciais turísticos do município e visando a chancela oficial da Unesco.

A agenda também contou com reunião na Câmara Municipal de Vereadores. Entre as autoridades, o deputado federal Franco Cartafina e o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, o ex-deputado Marcos Montes.

O Ministro destacou que o potencial turístico de Uberaba tem tudo para ser incluído no programa federal Investe Turismo, que pretende estruturar na primeira etapa 30 rotas em todo o Brasil. Ele também assumiu compromisso de que irá defender o Geopark Uberaba em agenda oficial ainda este ano na sede da Unesco, em Paris. “Isso dará uma visibilidade internacional, com a possibilidade de aumentar em ao menos quatro vezes o número de visitantes nacionais e internacionais em um Geopark reconhecido pela Unesco”, pontuou Marcelo Álvaro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, representando o prefeito Paulo Piau, entregou ao ministro junto ao presidente da Câmara, vereador Ismar Marão, o deputado Heli Grilo e deputado Franco Cartafina, ofícios solicitando apoio aos projetos afetos a proposta do Geopark Uberaba, destacando propostas de convênio já formalizados via Siconv – Sistema de Convênios.

As propostas destacam como objetos a revitalização e reforma do edifício do Memorial Chico Xavier; a construção e edificação do espaço público Geossítio Santa Rita; e a revitalização do Complexo Turístico da Praça da Mogiana, que já conta com o apoio do deputado federal Franco Cartafina.
“A presença do ministro Marcelo Álvaro em Uberaba é determinante para que o nosso turismo seja reconhecido e melhor apreciado. Desejamos que ele volte outras vezes, inclusive para a programação do bicentenário do município, e que possamos contar com o apoio do Ministério do Turismo para transformar essa região em um grande circuito turístico”, ressaltou José Renato Gomes.

Prefeitura de Uberaba