Prefeita, vice e ex-vereadores de Araporã são condenados por desvio de dinheiro público


Renata e Roberto são ex-vereadores e atuais prefeita e vice da cidade (Imagem: Prefeitura de Araporã)

Nesta quarta-feira, 13, 14 pessoas foram condenadas por desviar mais de R$400 mil de dinheiro público em Araporã. Entre os acusados estão a atual prefeita, Renata Cristina Silva Borges, o vice, Roberto Wanderley do Nascimento, e diversos ex e atuais vereadores da cidade.

As denúncias foram feitas no Ministério Público da Comarca de Tupaciguara. Os crimes teriam acontecido entre maio de 2006 a fevereiro de 2010, quando todos os envolvidos eram vereadores do município. Eles foram condenados em primeira instância por crimes previstos nos artigos 288, 322 e 69 do Código Penal, que trata sobre associação criminosa e peculato.

De acordo com a investigação, os crimes geraram um prejuízo de R$415.998,04 aos cofres públicos.

Os sentenciados ainda podem entrar com recurso e vão aguardar em liberdade. A sentença foi em desfavor de:

Ademir Donizete Alves (assessor da Secretária de Agricultura);

Ariovaldo de Oliveira Passos (atual vereador);

Donizete Rezende Borges;

Francisco Marques Gomes Ferreira (atual vereador);

Geraldo Adriano Costa (atual secretário municipal do IMPA);

João Carlos Pântano (diretor do IMPA);

Manoel Gonçalves da Silva (atual vereador);

Neusa Maria de Oliveira, (prestadora de serviço na área social da prefeitura);

Renata Cristina Silva Borges (atual prefeita de Araporã);

Roberto Wanderley do Nascimento (atual vice-prefeito de Araporã);

Sebastião de Andrade Freire;

Waldemar Coelho Filho (atual secretário municipal da Dmae);

Waldivino José de Lima (atual vereador);

Wilson Roberto Ribeiro (atual vereador).

V9 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Câmara de Araporã, que informou que tomaram conhecimento das informações hoje e vão conversar com a área jurídica para posteriormente poderem emitir uma nota sobre o assunto. Os gabinetes das secretárias do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e Instituto Municipal de Previdência de Araporã (IMPA) também foram procuradas, mas não nos retornaram até o momento.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a prefeita e o vice ainda não foram intimados, mas assim que forem vão entrar com recurso, pois eles afirmam que ambos não cometeram nenhum delito. Eles ainda disseram que a Renata Cristina não foi ouvida em juízo para se defender e esclareceram que nenhum dos dois está preso. Confira a nota na íntegra:

“Com relação à sentença veiculada na mídia, fomentada  através  de adversários políticos a Prefeita e Vice Prefeito de Araporã, bem como seus respectivos advogados não foram intimados e a sentença não foi publicada. Assim, no momento próprio, manejarão o recurso necessário que seguramente analisará as provas produzidas e culminará com a absolvição, uma vez que jamais cometeram qualquer delito. Embora seja processo referente a fatos ocorridos no ano de 2.006, esclarece que a Srª Prefeita sequer foi ouvida em juízo, (formalidade indispensável para embasar qualquer sentença), para exercitar seu direito de defesa e demonstrar a lisura de seus atos. Por fim, esclarecem que no tocante a veiculação de notícias falsas, de que estariam presos, serão tomadas as medidas necessárias, no
âmbito penal e cível, afim de reparar os danos causados. Reafirmam respeito e admiração pelos profissionais sérios da imprensa e lamentam que inescrupulosos tentem manipular a opinião pública, por se aproximar  um pleito eleitoral.”