Política

Projeto garante adoção de quase 30 áreas verdes pela população

Enviado por: Redação V9 10/09/2019

(Imagem: Divulgação)

Uma das estratégias para a arborização de pontos públicos, o projeto “Adote Uma Praça” chega ao marco de 28 praças e canteiros centrais adotados na atual gestão municipal. Somente em 2019, já foram firmados 13 termos de adoção – enquanto em 2017 e 2018 foram, respectivamente, oito e sete adoções. Além disso, atualmente, 12 processos de adoção estão em andamento.

A iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos permite que pessoas físicas e jurídicas adotem espaços, contribuindo com melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. O adotante se torna responsável pela implantação dos mobiliários previamente propostos, manutenção e plantio das espécies, bem como pela limpeza e a conservação dessas áreas.

A adoção pode ser feita desde a manutenção da área verde até a elaboração e investimento no projeto de urbanismo, abrangendo canteiro central, praças e rotatórias. A eficácia da parceria entre Prefeitura e adotantes é garantida por meio da assinatura dos convênios até 2020.

“É um projeto que, cada vez mais, vem se firmando como um sucesso, uma parceria que dá certo entre o poder público e as pessoas que têm interesse em participar da preservação do meio ambiente e ocupação de áreas públicas de forma positiva e que inclui a participação de todos. Até agosto, já batemos a meta de 2017 e 2018, então devemos fechar o ano com mais de 30 projetos de áreas públicas adotadas por particulares e pessoas jurídicas”, destacou o titular da pasta, João Junior.

Como adotar uma área:

– Interessados em adotar alguma área verde da cidade devem comparecer ao Centro Administrativo Municipal, no Núcleo de Protocolo, com um ofício descrevendo todas as ações que pretendem implementar no espaço, tais como revitalização, pintura, plantio de árvores, entre outras. Informações detalhadas podem ser obtidas no site da Prefeitura de Uberlândia ou via cartilhas disponíveis na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos – Centro Administrativo Virgílio Galassi, situado na Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica.

– Os técnicos da prefeitura realizam uma detalhada visita técnica ao local. É gerado um laudo que aponta a viabilidade da adoção da área requerida e se são prudentes as respectivas propostas de adoção.

– Os agentes municipais entram em contato com a parte interessada na adoção para agendar reuniões que nortearão as diretrizes do processo.

– Para facilitar o processo por parte dos interessados, a Prefeitura realiza o projeto de Revitalização ou Urbanização.

– Se todos os procedimentos forem satisfatórios, é assinado o Termo de Adoção e do Plano de Trabalho, com publicação da parceria no Diário Oficial do Município.

Prefeitura de Uberlândia

Comentários...