Projeto oferece orientação jurídica gratuita à população em Uberlândia


O primeiro grupo de apoio à adoção legal em Uberlândia, a Pontes de Amor, oferece orientação jurídica gratuita às pessoas em processo de adoção na cidade e região. O serviço é realizado quinzenalmente desde 2012 e já efetuou mais de 400 atendimentos, um total de 75 processos de adoção acompanhados. O trabalho é desenvolvido na própria instituição por advogados voluntários. Os interessados pelo serviço devem entrar em contato com a Pontes de Amor pelo telefone: (34) 3235-5615 ou pelo e-mail pontesdeamor@gmail.com.

O público-alvo desse trabalho são pessoas que necessitem de auxílio quanto a orientações jurídicas em relação a processos de adoção, que vão desde o preenchimento do cadastro nacional de adoção, até a adoção da criança. Um dos advogados voluntários, Ricardo Melo, afirmou que para ele é muito gratificante realizar esse trabalho, pois ele consegue sentir nos pretendentes a adoção e nos adotados, o amor verdadeiro e sincero.

“Meu trabalho é voluntario, e não tem preço receber o agradecimento da família após a adoção ser concluída por eu ter ajudado, mesmo que de uma forma mínima, na formação daquela família. Saio da audiência de adoção realizado como profissional”, contou.

Pontes de Amor

Atuando em Uberlândia e em outras cidades do Triângulo Mineiro, a ONG Pontes de Amor é um grupo de apoio e incentivo à adoção legal que conta com a parceria da Vara da Infância e da Juventude, com o intuito de facilitar a convivência familiar das crianças em processo de adoção, assim como a convivência social das famílias que receberão estas crianças. O projeto foi idealizado pelo casal Sara Vargas e Rodrigo Rangel e Pereira e vem oferecendo apoio terapêutico, psicológico, jurídico e psicopedagógico antes e depois da adoção.