Secretaria de Saúde irá investir cerca de R$3 milhões em mutirões para cirurgias eletivas e exames em Uberaba


(Imagem: Divulgação)

Secretário de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, se reuniu com a equipe das Diretorias de Regulação, Assistência, Planejamento do SUS e Complexo Regulador para discutir o planejamento do Mutirão de Cirurgias Eletivas e Exames em 2020. Durante a reunião foram abordados o levantamento dos números de demanda reprimida, realizado entre o fim de 2019 e começo de 2020, as especialidades dessa demanda, e levantamento do custo médio dos procedimentos de acordo com a tabela SUS.

Segundo o secretário Iraci, são cerca de mil procedimentos cirúrgicos de média complexidade reprimidos nos hospitais. “Em cima dessas mil AIHs – Autorização de Internação Hospitalar – reprimidas, estaremos levantando  os recursos financeiros, de acordo com a Portaria ministerial para os mutirões de 2020, e também os recursos oriundos da Câmara Municipal, de emendas de deputados estaduais e também de recursos da própria Prefeitura”, relata Iraci.

O montante soma aproximadamente R$ 3 milhões que serão investidos no Mutirão de Cirurgias Eletivas e Exames de Uberaba este ano. O secretário destacou que o Hospital Regional será o principal pilar dos mutirões, tanto de cirurgia quanto de exames de imagem, conforme foi anunciado no final de dezembro de 2019.

Critérios

Buscando atender a demanda da população, a reunião também definiu critérios para organizar o trabalho do Mutirão, elegendo a ordem cronológica como critério de prioridade. Para participar, os prestadores de serviço do Município deverão ter condição de estabelecer esses atendimentos com leitos extras e com atendimento de pré e pós-operatório e também revisão de procedimentos e exames que esses pacientes já realizaram, explica o secretário de Saúde. “É um planejamento bem sucinto, bem criterioso que estamos planejando para 2020, para que essas cirurgias sejam de fato realizadas conforme o conceito de mutirão: de forma limpa, rápida, ágil, e atenda com muita qualidade as pessoas que aguardam há mais tempo”, ressalta Iraci.

Prefeitura de Uberaba