Tecnologia 5G chegará às grandes cidades até julho do ano que vem


O Tribunal de Contas da União (TCU) vai apreciar em 60 dias o edital para o leilão da tecnologia 5G, que promete velocidades até 20 vezes maiores ao do 4G.O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que a nova tecnologia trará uma economia de “trilhões de reais” ao Brasil.

Em coletiva nesta sexta-feira (26.fev) na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o governo detalhou o edital que segue agora para o TCU.

“A Anatel foi muito justa. O mercado vai consumir o 5G. O funcionamento nas empresas deve acontecer até julho do ano que vem “, destacou Fábio Faria.

De acordo com o edital, para municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo limite é julho de 2025; para aqueles com população acima de 200 mil, julho de 2026; e para os com mais de 100 mil, julho de 2027.

O cronograma prevê ainda que 60% dos municípios com menos de 30 mil habitantes estejam atendidos até dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até dezembro de 2028 e 100% até dezembro de 2029.

“Vamos entregar uma rede segura ao país. Fibra ótica para norte e nordeste, com cobertura nas rodovias e internet para os locais que ainda não têm acesso nas localidades com população acima de 600 mil habitantes”, afirmou o ministro. Ele também anunciou que as escolas terão um programa especial para que todas, independente do número de moradores de suas cidades, sejam informatizadas.

O presidente da Anatel, Leonardo Euler e Morais, disse que será o maior leilão do setor. Por ser um leilão arrecadatório, boa parte do valor será usada para levar internet para áreas sem conexão (como pequenas cidades e estradas) e criar uma rede privada para o Governo Federal.

“O 5G vai remodelar a sociedade brasileira”, disse ele. “Não é só aumentar a velocidade da internet, o 5G tem outras facetas na internet das coisas”, destacou.

Ele esclareceu que a transição será um catalizador de tecnologia e vai atingir vários segmentos da economia brasileira.

SBT