Uberlândia faz audiência de conciliação via Skype


A distância de mais de 1 mil quilômetros entre Uberlândia (MG) e Recife (PE) não impediu que uma audiência de conciliação se realizasse. Graças à tecnologia e ao empenho do Judiciário e de profissionais que acreditam no entendimento, a audiência, no último dia 6 de fevereiro, permitiu a continuidade de uma prática iniciada em outubro de 2016, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Uberlândia.

Naquela oportunidade, de seu gabinete, em Belo Horizonte, a desembargadora Mônica Libânio, da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), atendeu às partes por meio do Skype, ferramenta que possibilita a conversa em tempo real. A audiência ocorreu com o suporte do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 2º Grau. As partes estiveram presentes no Cejusc Uberlândia, onde a disputa foi inicialmente judicializada, na secretaria da 8ª Vara Cível.

Modernização

A audiência de conciliação do último dia 6, ligada a um processo de Guarda, Alimentos e Direito de Convivência que tramita na 3ª Vara de Família e Sucessões, contou com a presença das partes no Cejusc Uberlândia e no escritório do advogado da parte requerida, em Recife.

Sob a condução do conciliador Jonatam Bernardes Tavares, foi feito acordo parcial, importante para manutenção de relação parental tão salutar para o desenvolvimento dos filhos. Segundo o advogado da parte requerente, Cristiano Mendonça Ribeiro, “a audiência através da videoconferência (Skype) foi bastante satisfatória e conseguiu atender aos interesses das partes e, principalmente, agilizar a lide processual. Acreditamos que este tipo de ferramenta deveria ser utilizado em outras áreas, para ampliar as ações do Judiciário, levando-o à modernização, de acordo com o que prevê a Legislação.”

O titular da 3ª Vara de Família e Sucessões é o juiz Alaor Alves de Melo Júnior.

TJMG