Vereadora de Uberlândia propõe distribuição gratuita de absorventes


Na agenda de lutas do mês da mulher, a vereadora Dandara propõe os projetos de lei de distribuição gratuita de absorventes em instituições públicas, especialmente em escolas. A parlamentar defende que a gratuidade de absorventes, itens de higiene básica feminina, distribuídos em instituições públicas é importante para conter a “Pobreza Menstrual”.

Desde 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que o acesso a itens de higiene menstrual é questão de saúde pública e direitos humanos. Entretanto, em um momento que a miséria voltou a atingir cinco milhões de brasileiros, para muitas mulheres os absorventes continuam a serem artigos de luxo.

De acordo com pesquisa da Sempre Livre, 2018, até 22% das garotas entre 12 e 14 anos e 26% entre 15 e 17 anos não tem condições de adquirir itens de proteção menstrual. Esta desigualdade escolar causa problemas de aprendizado e impacta o desenvolvimento intelectual de meninas, a ONU estima que uma em cada dez perdem aulas quando menstruadas. Dandara acredita que esta medida assegura condições dignas para mulheres e homens trans no ambiente escolar e corrobora com políticas de empoderamento de gênero.