Abel Ferreira será julgado pelo STJD nesta quarta (15) após receber pena severa


Treinador recebeu oito jogos de suspensão por cartões vermelhos recebidos no Campeonato Brasileiros e teria que cumprir seis partidas

Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira tem julgamento no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) marcado para esta quarta-feira (15), às 10h. O treinador recebeu uma punição severa do Tribunal na última semana, com oito partidas de suspensão.

Ao todo, sete processos serão analisados em última instância, sendo seis recursos — dois deles apresentado pelo Verdão — e um mandado de garantia. O técnico português terá Mariana Barros Barreiras e Marcelo Augusto Bellizze como auditores dos recursos apresentados pela defesa.

Abel foi penalizado com seis jogos de suspensão pela expulsão no clássico contra o São Paulo e mais dois pelo cartão vermelho diante do Fluminense, totalizando oito partidas de pena. Como cumpriu duas suspensões automáticas, a suspensão ficou em seis jogos.

No último final de semana, o STJD respondeu ao pedido de efeito suspensivo do Palmeiras. Mariana Barreiras, que também será a relatora do recurso, deferiu parcialmente a solicitação, o que gerou revolta no clube paulista.

O STJD concedeu efeito suspensivo para o Abel Ferreira retornar após o clássico contra o Corinthians, no último domingo (12). No entanto, o julgamento desta quarta-feira acontece antes dos próximos jogos do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, quando o treinador estaria apto pelo efeito suspensivo parcial. Na prática, a solicitação palmeirense não adiantou.

“A penalidade aplicada ao recorrente foi de seis partidas de suspensão, superior ao limite legal de duas partidas consecutivas. Nessa hipótese, o efeito suspensivo não alcança a integralidade da sanção, incidindo apenas sobre a parcela que exceder o teto legal, vale dizer, sobre quatro partidas”, diz a decisão sobre o efeito suspensivo parcial.

“Assim, partindo da premissa fática indicada no pedido de que o treinador já cumpriu uma partida de suspensão automática, remanesce o cumprimento de mais uma partida — precisamente a segunda dentro do limite legal — no próximo compromisso do Palmeiras, neste domingo, contra o Sport Club Corinthians Paulista. Somente após o adimplemento dessa segunda partida é que incidirá o efeito suspensivo automático sobre as quatro partidas restantes, até o julgamento final do recurso pelo Tribunal Pleno”, complementa a juíza.

Palmeiras se posiciona sobre ‘caso Abel Ferreira’

“Em decisão que foge aos preceitos historicamente adotados pelas comissões disciplinares, nosso treinador foi punido com rigor desproporcional, em uma sessão que considerou, entre outras imprecisões, uma leitura labial sem qualquer respaldo pericial e trouxe à tona episódios pretéritos pelos quais o profissional já havia sido penalizado.

“Causa ainda maior estranheza a resposta negativa dada neste sábado (11) pelo STJD ao pedido de efeito suspensivo protocolado pelo clube ainda na quinta-feira (9). Afinal, em inúmeros casos semelhantes, o mesmo tribunal atendeu a essa solicitação, como forma de garantir o amplo direito à defesa; com o treinador do Palmeiras, contudo, observa-se tratamento desigual, destoando dos princípios da isonomia”.

Reprodução Itatiaia Esporte