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Município registra avanço de 11,73 pontos percentuais no Índice Criança Alfabetizada e lidera taxa de alfabetização em Minas Gerais, segundo dados do MEC e IBGE.
O desempenho das escolas municipais de Uberlândia em 2024 superou as expectativas do Ministério da Educação (MEC). Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17), o município atingiu 62,63% no Índice Criança Alfabetizada — superando a meta nacional de 55,71% estipulada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para o ano. O resultado representa um salto de 11,73 pontos percentuais em relação a 2023, quando a cidade registrava 50,90%.
A secretária municipal de Educação, Tania Toledo, destacou o trabalho contínuo e estruturado desenvolvido nas escolas da rede pública. “Esse avanço é resultado de uma ação sistemática promovida pelo Pacto pela Alfabetização. O crescimento nos índices é motivo de orgulho e demonstra o compromisso da rede com o aprendizado das crianças”, afirmou.
O Pacto pela Alfabetização foi iniciado em fevereiro de 2022, durante a gestão do prefeito Paulo Sérgio, com base nas diretrizes da Política Nacional de Alfabetização. A metodologia inclui uso de materiais pedagógicos específicos, avaliação individual dos estudantes e capacitação contínua de professores e gestores escolares. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, o Instituto Projeto de Vida (Uberlândia) e o Instituto Raiar (Brasília-DF).
A iniciativa tem como objetivo garantir que os estudantes concluam o 2º ano do ensino fundamental plenamente alfabetizados, em alinhamento com o plano nacional que pretende alcançar 80% de alfabetização infantil até 2030.
Destaque estadual na alfabetização
Além dos bons resultados entre crianças, Uberlândia também se destaca no cenário estadual em termos de alfabetização geral. Segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade tem a maior taxa de alfabetização de Minas Gerais: 97,13%, com 566.051 pessoas alfabetizadas. Uberaba (96,87%) e Araxá (96,79%) completam o ranking das cidades com os maiores índices do estado, reforçando o protagonismo da região do Triângulo Mineiro em educação.