ALMG
Projetos aprovados em 2º na ALMG fazem parte do pacote de medidas que permitem Minas aderir ao Propag
Os deputados estaduais de Minas Gerais aprovaram, em sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (2), os projetos que autorizam a federalização da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Os projetos apresentados pelo governador Romeu Zema (Novo) fazem parte do pacote de medidas que permitem ao estado aderir ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag).
O PL 3.734/25, que autoriza a transferência para a União da Codemig recebeu 59 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
A Codemig detém a titularidade dos direitos minerários do nióbio de Araxá (Alto Paranaíba), explorado por meio de sociedade com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Desde 2018, a Codemig é uma subsidiária da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Já o projeto 3.735/25, que autoriza a federalização da Codemge, recebeu 60 votos favoráveis e nenhum voto contrário. Hoje, o governo de MG detém 99,99% do capital da empresa, que incorporou as competências da Codemig e usufrui da sociedade com a CBMM para exploração do nióbio de Araxá.