Reprodução redes sociais
Ao menos oito notificações envolvendo 13 casos de “eventos adversos” com a pasta foram registrados
Uma decisão publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina a interdição das pastas dentais Colgate Clean Mint após diversos relatos de “eventos adversos” com o uso do produto. Com a decisão, o prazo de interdição é de 90 dias, com a possibilidade de apresentação de recursos pela fabricante.
Centenas de consumidores da pasta de dente relataram nas redes sociais e na plataforma “Reclame Aqui” efeitos adversos após o uso do produto como aftas, bolhas, sangramentos na gengiva e dores nas amígdalas depois que começaram a usar pasta que recentemente passou por mudanças na formulação.
Segundo a Anvisa, a interdição da pasta acontece após “o número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto”. Conforme a Anvisa, de 1° de janeiro a 19 de março deste ano, o órgão recebeu oito notificações envolvendo 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso de cremes dentais da marca Colgate.
“É importante que qualquer consumidor e profissional de saúde reporte qualquer evento adverso por meio do sistema de Cosmetovigilância da Agência, acesso a seguinte página: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/cosmeticos. Esses dados são fundamentais para a avaliação contínua da segurança dos produtos cosméticos disponíveis no mercado”, alertou a Anvisa.
Por meio de nota a Colgate explicou que a nova fórmula avançada do Colgate Total inclui fluoreto de estanho, e que este é um ingrediente seguro, eficaz e amplamente usado em cremes dentais em todo o mundo. A empresa ainda apontou que a nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa, desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil.
Denúncia das lesões
“Estão sabendo de casos de alergia dessa pasta de dente Colgate Clean Mint? Uma amiga tá passando pela situação (lábios inchados e afta) a Colgate reformulou trocando o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, porém meu chute é que tem caroço nesse angu”, disse uma internauta.
Já outra falou sobre as alergias e os efeitos do produto.
“Tem 15 dias que comecei com muitas feridas na boca, embaixo da língua, garganta, por dentro da bochecha, sem falar dor insuportável na gengiva está toda ferida, quase não consigo passar a escova, achei que era do estômago, mas descobri que é a nova fórmula do creme dental Colgate, porque uso há anos e nunca tive problemas”.
estão sabendo de casos de alergia dessa pasta de dente colgate clean mint? uma amiga tá passando pela situação (lábios inchados e afta)
— /prompt surdinha™ (@isadosilencio) March 25, 2025
a colgate reformulou trocando o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho porém meu chute é que tem caroço nesse angu pic.twitter.com/7zSRw5CTAo
Outra consumidora que relatou sintomas semelhantes contou que foi ao médico devido às alterações bucais. “Tive que ir ao médico de pronto atendimento neste domingo (23) para aliviar os sintomas. Comecei a tomar corticoide hoje e espero que melhore”, disse a mulher.
O que fazer em caso de reações adversas
Como recomendado pela Colgate e pela Anvisa, consumidores que tiverem reações adversas devem parar imediatamente de fazer o uso do produto. As situações devem ser reportadas à Anvisa pelo site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/fiscalizacao-e-monitoramento/notificacoes/cosmeticos, para a agência investigar a situação e adote as medidas necessárias.
O consumidor também pode entrar em contato com a Colgate sobre o assunto pelo telefone 0800 703 7722.
Reprodução Itatiaia