Imagem | Daniela Veiga/Atlético; Adriano Fontes/Flamengo
Equipes se enfrentam nesta terça-feira (25), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Em momentos opostos, Atlético e Flamengo se enfrentam nesta terça-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time mandante junta os cacos após perder a final da Copa Sul-Americana no último sábado (22), o Rubro-Negro pode se sagrar campeão do torneio nacional.
Para ficar com a taça, o time treinado por Filipe Luís precisa vencer o Galo e torcer por uma derrota do Palmeiras para o Grêmio. Gaúchos e paulistas se enfrentarão na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, também às 21h30 (de Brasília).
Caso o título se confirme, será o segundo conquistado pelo time carioca na Arena MRV em dois anos. No ano passado, o Fla bateu o Atlético na decisão da Copa do Brasil na casa alvinegra.
O Galo, por sua vez, precisa de um “milagre” para se classificar para a Libertadores de 2026. Sob o ponto de vista menos complexo, a equipe treinada por Jorge Sampaoli precisaria vencer todos os seus quatro compromissos restantes (contra Flamengo, Fortaleza, Palmeiras e Vasco), torcer para que o Fluminense não pontue na reta final e que os demais concorrentes pela vaga não cheguem aos 56 pontos.
Vale lembrar que o atual G6 do Brasileirão, inevitavelmente, vai virar G7, já que Flamengo e Palmeiras se enfrentam na final da Libertadores 2025, no próximo sábado (29), em Lima, no Peru. Os dois clubes já estão classificados para o torneio continental do ano que vem via Brasileirão.
Se isso não ocorrer, o Galo terá que torcer para que o inevitável G7 se transforme em G8. Portanto, Cruzeiro ou Fluminense precisariam se sagrar campeões da Copa do Brasil 2025. Ambos estão na semifinal da competição nacional e enfrentam Corinthians e Vasco, respectivamente.
De acordo com os números do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Atlético se classificar à próxima edição da Libertadores é de 0,037%.
Como chega o Atlético
O técnico Jorge Sampaoli deve mudar a equipe pela 21ª vez para enfrentar o Flamengo. Isso porque, além de perder o meia Igor Gomes por suspensão, o treinador tem dois jogadores que são dúvidas para a partida.
Guilherme Arana, que sentiu dores durante a final da Copa Sul-Americana no último sábado (22), treinou em campo normalmente. Já Alan Franco realizou apenas trabalhos internos na academia da Cidade do Galo.
O meia sofreu uma lesão muscular na região do quadril durante um amistoso entre Equador e Nova Zelândia, na última quarta-feira (19), e jogou contra o Lanús-ARG no sacrifício.
Outro que não participou das atividades em campo nessa segunda (24) foi o atacante Rony. Com fadiga muscular, ele também realizou trabalhos internos no centro de treinamento.
O atacante Tomás Cuello, que se recupera de grave lesão no tornozelo esquerdo, fez novamente corridas no campo da Cidade do Galo.
Departamento médico do Atlético
- O zagueiro Lyanco: ruptura do tendão de Aquiles esquerdo.
- O atacante Caio Maia: ruptura no ligamento cruzado anterior e no menisco medial do joelho direito.
- O atacante Júnior Santos: lesão traumática no púbis, com ruptura do tendão adutor da coxa direita.
- O atacante Tomás Cuello: fratura na fíbula e lesões nos ligamentos do tornozelo esquerdo.
Flamengo com força máxima
Com a final da Libertadores no horizonte, o Flamengo embarcou para BH com força máxima. As únicas ausências são Léo Ortiz e Pedro, que seguem entregues ao departamento médico. O zagueiro ainda é tratado como dúvida para a partida contra o Palmeiras, no sábado (29). O clube não descarta a presença de Pedro, mas a tendência é de que o camisa 9 não atue mais em 2025.
Entre a chance de garantir a Série A e a proximidade da decisão em Lima, no Peru, o técnico Filipe Luís deve fazer mudanças pontuais na equipe. Na defesa, contudo, não há opções: Danilo e Léo Pereira são os únicos zagueiros à disposição. No ataque, Cebolinha deve ganhar sequência entre os titulares após uma série de boas atuações.
A conta para ser campeão
Apenas uma combinação garante o título do Flamengo nesta terça: vitória na Arena MRV e derrota do Palmeiras. Assim, a diferença de pontos entre os clubes iria a sete pontos a duas rodadas do fim. Qualquer outro cenário mantém a disputa aberta.
Reprodução Itatiaia Esporte
