Reprodução redes sociais
Em nota nas redes sociais, ex-presidente agradece apoio de Trump, volta a falar em perseguição política e faz apelo por reação das instituições brasileiras.
O ex-presidente Jair Bolsonaro se pronunciou nesta quinta-feira (10) sobre a imposição de tarifas de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e comentou também o apoio recebido do presidente norte-americano Donald Trump. Em nota publicada nas redes sociais, Bolsonaro voltou a mencionar que é alvo de perseguição política e alertou para o risco de isolamento internacional do Brasil.
“O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional”, afirmou. “Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional.”
Na mesma publicação, o ex-presidente demonstrou apoio ao governo norte-americano:
“Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.”
Tensão diplomática cresce
O posicionamento de Bolsonaro acontece após Trump enviar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), justificando a decisão de taxar em 50% as exportações brasileiras. O republicano alega desequilíbrio nas relações comerciais entre os dois países e ameaçou aumentar ainda mais a tarifa caso o Brasil decida retaliar.
A carta também inclui uma defesa direta de Bolsonaro. Segundo Trump, o julgamento do ex-presidente brasileiro representa uma “caça às bruxas” e deveria ser interrompido.
Governo Lula avalia resposta
Diante da tensão, o governo brasileiro anunciou a criação de um comitê com representantes do setor empresarial para definir estratégias de resposta às medidas norte-americanas. O Itamaraty convocou o embaixador dos EUA no Brasil para prestar esclarecimentos, gesto considerado firme no campo diplomático.
Em entrevista, o presidente Lula também reagiu, afirmando que Bolsonaro tem responsabilidade sobre o atual impasse com os Estados Unidos.
Contexto político
Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por ataques ao sistema eleitoral. Ele também é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Leia a nota de Jair Bolsonaro na íntegra:
“Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”.