Imagem: Vítor Silva / Botafogo
Savarino, aos quatro minutos do primeiro tempo, marca golaço e garante vitória do Glorioso no Beira-Rio, em Porto Alegre
O Botafogo deu um passo importantíssimo para conquistar o Campeonato Brasileiro, mas precisará pontuar na última rodada da Série A. Nesta quarta (4), o time de Artur Jorge venceu o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Savarino, aos quatro minutos do primeiro tempo, foi o autor do gol.
A torcida carioca sentiu o “gostinho” do título, mas a vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro, nos minutos finais, mantém a disputa aberta para a 38ª rodada da Série A do Brasileirão.
A matemática para o título
Com 76 pontos, o Botafogo está a um empate de conquistar o Campeonato Brasileiro após 29 anos. O Glorioso recebe o São Paulo no próximo domingo (8), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O Palmeiras é quem ainda briga pelo título e chegou aos 73 pontos. Na última rodada, o time de Abel Ferreira recebe o Fluminense no Allianz Parque, em São Paulo. Os jogos serão simultâneos.
Glorioso com força máxima
Com a ‘fome do título’, Artur Jorge fez apenas uma mudança em relação ao time que atuou na final da Libertadores, há quatro dias: Gatito Fernández substituiu o suspenso John.
Golaço de Savarino!
Aos quatro minutos, o Botafogo marcou um golaço. Em cobrança de falta ensaiada, Almada cruzou para Savarino na entrada da área. Livre, o camisa 10 pegou de primeira e marcou: 1 a 0!
O Colorado quase conseguiu responder aos 12 minutos, quando Tabata finalizou mas Adryelson tirou a bola. Aos 23, Valencia acertou a trave em outro “quase” do Inter.
Pressão do Colorado
Em casa, o Inter não queria deixar o Fogão ser campeão. Tabata e Valencia também ameaçaram a meta do Glorioso. O atacante equatoriano acertou a trave aos 23 minutos.
Wesley chegou com perigo aos 36. Antes do intervalo no Beira-Rio, Gatito Fernández fez uma grande defesa em uma cabeçada de Borré, aos 43.
Gatito Fernández segura o Inter
A pressão do Internacional foi grande na etapa final. O time de Roger Machado deixou a equipe de Artur Jorge desconfortável e pressionou, empurrado por seus torcedores.
A noite, contudo, era de Gatito Fernández. Ídolo do Glorioso e jogador mais longevo do atual elenco, o goleiro paraguaio aproveitou a oportunidade de substituir John e foi muito bem.
A grande defesa foi aos 45 minutos da etapa final. A bola ficou viva dentro da área e Borré finalizou, mas o camisa 1 do Botafogo estufou o peito e garantiu a vitória do Botafogo.
Internacional 0 x 1 Botafogo
Internacional
Rochet; Bruno Gomes, Rogel (Clayton Sampaio), Vitão e Bernabei; Rômulo (Fernando), Bruno Henrique, Tabata (Wanderson) e Wesley (Gustavo Prado); Borré e Valencia. Técnico: Roger Machado.
Botafogo
Gatito Fernández; Vitinho (Mateo Ponte), Adryelson, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa) e Savarino (Júnior Santos); Almada (Eduardo), Luiz Henrique (Tiquinho Soares) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
Gols: Savarino (4’//1ºT)
Cartões amarelos: Bruno Henrique, Wesley, Rochet, Bernabei (INT); Alexander Barboza (BOT)
Cartão vermelho: Não houve.
Público e renda: R$ 1.119.930,50 / 33.307 pagantes / 37.628 presentes
Motivo: Jogo da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data e hora: 04 de dezembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Itatiaia Esporte