Caminhoneiros entram em greve em Minas Gerais e pode afetar distribuição de combustíveis


Sindtanque-MG pressiona distribuidora por negociação

Motoristas de caminhões-tanque que operam em Minas Gerais iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira (9), nas primeiras horas da madrugada. O movimento, liderado pelo Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG), ocorre nas imediações da base da distribuidora Vibra Energia — antiga BR Distribuidora — em Betim, na Grande BH.

Segundo o sindicato, os trabalhadores só pretendem retomar as atividades após uma negociação direta com a empresa. A mobilização acontece no Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, próximo ao acesso da Refinaria Gabriel Passos (Regap), onde dezenas de caminhões permanecem estacionados, como mostram imagens divulgadas pelo próprio movimento.

A principal reivindicação dos grevistas é o cumprimento de leis que regulam o transporte rodoviário de cargas. O Sindtanque-MG afirma que a Vibra e outras distribuidoras estariam descumprindo o piso mínimo de frete, previsto na Lei 13.703/2018, além de não efetuarem o pagamento correto do vale-pedágio, conforme determina a Lei 10.209/2001.

A greve pode gerar impactos no fornecimento de combustíveis em Minas Gerais, especialmente se a paralisação se estender. A Vibra Energia é uma das principais distribuidoras do estado, e a interrupção na logística pode afetar tanto postos de combustíveis quanto aeroportos.