Carol Gattaz anuncia aposentadoria e fará despedida pelo Praia Clube


Nesta terça-feira (24), Caroline de Oliveira Saad Gattaz, a Carol Gattaz, entra em quadra pela última vez como atleta profissional no confronto entre Dentil/Praia Clube e Tijuca, no Ginásio do UTC. Aos 44 anos, a central encerra um ciclo de quase três décadas marcado por resiliência, liderança e uma longevidade técnica raramente vista no esporte mundial.

Natural de São José do Rio Preto (SP), Carol Gattaz iniciou sua caminhada profissional em 1994. Ao longo de 29 temporadas, ela não apenas acumulou títulos, mas tornou-se um símbolo de persistência.

Um dos pilares de sua biografia é a trajetória na Seleção Brasileira: após ficar fora de três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012), Gattaz realizou o sonho na edição de Tóquio 2020, que foi disputada em 2021 devido à pandemia de Covid-19. Aos 40 anos, foi peça fundamental na conquista da medalha de prata.

O capítulo final no Dentil/Praia Clube

Gattaz chegou ao Dentil/Praia Clube na temporada 2024/2025 em busca de novos desafios. Em Uberlândia, rapidamente tornou-se referência para as atletas mais jovens: em março de 2025, participou ativamente da conquista do Sul-Americano de Vôlei, seu primeiro título pelo clube mineiro.

No entanto, em março do ano passado, durante uma partida da Superliga, a central sofreu uma grave lesão no joelho; com rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA) e lesões no menisco. Diante das dificuldades na recuperação e das dores, a atleta decidiu que o jogo contra o Tijuca marcará seu adeus oficial das quadras.

Na partida desta terça, Carol será homenageada pelo Praia Clube não apenas pela dedicação vestindo a camisa amarela e preta, mas por representar o voleibol nacional em escala global. Sua jogada característica, a “china” com a levantadora Macris, permaneceu como uma das armas mais eficientes do vôlei até seus últimos dias em atividade.