Clima: chuva em MG e calor absurdo no RS, com temperatura próxima a 45°


O número de municípios mineiros que estão em situação de emergência por conta das chuvas subiu para 374 nesta quinta (13). Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, os casos de enchentes e deslizamentos de terra fizeram com que ao menos 1.937 pessoas deixassem suas casas nas últimas 24 horas, contabilizando mais de 30,5 mil cidadãos afetados.

Os gaúcho, porém, vivem um realidade muito diferente. Uma massa de ar seco e quente que cobre o Rio Grande do Sul está elevando as temperaturas em todo o estado – é a “onde de calor”.

Em Uruguaiana, cidade que faz fronteira com a Argentina, a estação do Inmet apontou 41,1ºC na tarde de quarta (12). Segundo a meteorologista da Climatempo Fabiene Casamento, essa foi a temperatura mais quente registrada na cidade nos últimos 62 anos.

Mas houve uma cidade que registrou uma temperatura absurda nesta quarta. Em São Borja, na fronteira Oeste, os termômetros chegaram aos 44ºC.

Tais distorções no clima, mesmo que extremas, são compreensíveis, tendo em vista que o Brasil é um país continental com grande extensão territorial.

Não há previsão de chuvas significativas no Rio Grande do Sul para este final de semana e sim de sol forte.