Foto divulgação
Força-tarefa cumpre 36 mandados judiciais em prata (mg) contra organização envolvida em crimes violentos e tráfico de drogas
Uma grande operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (3) no município de Prata, no Triângulo Mineiro, com foco no combate a crimes violentos, tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Denominada Operação Defensio Vitae — expressão latina que significa “defesa da vida” —, a ação teve como principal alvo uma organização criminosa suspeita de envolvimento em diversos homicídios na região.
A ofensiva foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil. Conforme as apurações, os criminosos mantinham uma estrutura organizada para o tráfico de entorpecentes e uma logística planejada para execuções, operando com pontos de venda distribuídos estrategicamente pela cidade.
Durante a operação, as equipes de segurança cumpriram 36 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva. Houve ainda duas prisões em flagrante, motivadas por porte e posse irregular de armas de fogo, e os armamentos foram apreendidos.
Os detidos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. Eles devem responder pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo e participação em organização criminosa.
A Operação Defensio Vitae reforça o trabalho integrado das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado e na proteção da vida no interior de Minas Gerais.