Desafio que viralizou nas redes sociais pode causar danos à saúde

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Jovens gravam vídeos usando remédio para acne que traz efeitos colaterais sérios

Uma brincadeira que viralizou em uma rede social ameaça a saúde de crianças e adolescentes. Os jovens são desafiados a usar um remédio para acne — que pode causar graves efeitos colaterais — sob a falsa informação de que teria a capacidade de afinar o nariz.

Vídeos que mostram o suposto resultado do uso do remédio receberam quase 30 milhões de visualizações. Ele é feito à base de isotretinoína, substância que diminui o tamanho das glândulas produtoras de sebo. Segundo o médico dermatologista e coordenador médico da mídia eletrônica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Moyses Lemos, “não tem nada que comprove que um adolescente vai usar o medicamento e vai ter um afinamento do nariz, porque não existe um embasamento científico disto”.

O problema maior está no uso do remédio sem recomendação. A isotretinoína é contraindicada para mulheres que pretendem engravidar, porque pode causar mal formação do feto, e para pessoas que têm índices elevados de triglicerídios, uma gordura presente no organismo. O medicamento pode causar outros efeitos colaterais sérios e, por isso, só pode ser vendido com retenção de receita.

O servidor público Bruno Souza usou a isotretinoína para tratamento de acne com prescrição médica. A melhora veio, mas acompanhada de ressecamento e feridas na pele e até hepatite, que o obrigou a interromper a terapia. “Olhos amarelados, as fezes esbranquiçadas, você toma água, você come alguma coisa, você não consegue sustentar, você vomita”, relata.

Por isso, o alerta de Moyses: ) “Pode ter um efeito de aumento de colesterol, ou de triglicérides e ser hepatotóxico”. Ainda de acordo com ele, “são as alterações que se pode ter em relação ao nosso fígado e isso pode levar a uma hepatite medicamentosa, por isso o uso da isotretinoína oral ela deve ser feita com acompanhamento dos exames do fígado”.

Veja reportagem do SBT Brasil:

LEIA TAMBÉM!