Nova frente fria pode ser uma das mais intensas do século


Massa de ar polar de grande intensidade chega nos próximos dias com perspectiva de neve e geada

Uma nova onda de frio intenso está prevista para atingir o país a partir de quarta (28), despencando as temperaturas e podendo provocar chuvas, geadas e até neve em determinadas regiões. Até sexta (30), os termômetros podem alcançar entre 10ºC e 15ºC abaixo do normal.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar deve interferir na dinâmica do clima até a região Amazônica, no entanto, o inverno rigoroso será predominante nos Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a frente fria deve ser uma das mais fortes já registradas, com sete dias seguidos com mínimas abaixo de zero.

Geadas e neve

Vento e nuvens, a princípio, devem impedir uma sequência de dias de geada ampla e generalizada no Centro-Sul do Brasil. Contudo, as projeções de geada em maior número de locais estão previstas para o final do período de pico da onda de frio, logo no final da semana. Mesmo assim, muitas áreas já devem ter geada entre 4ª e 5ª feira.

A maior preocupação com a geada se concentra no Sul do Mato Grosso do Sul e no Sul e Leste do Estado de São Paulo. A 6ª feira deve ser o dia de geada mais ampla no Centro-Sul do país.

Já a probabilidade de neve está prevista para a noite de quarta e a manhã de quinta nas regiões da Serra Gaúcha, os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense. Também há a possibilidade do fenômeno ocorrer em locais como o Meio-Oeste catarinense, o Planalto Norte de Santa Catarina, e o Sul do Paraná.

SBT NEWS