Nova frente fria pode ser uma das mais intensas do século

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Massa de ar polar de grande intensidade chega nos próximos dias com perspectiva de neve e geada

Uma nova onda de frio intenso está prevista para atingir o país a partir de quarta (28), despencando as temperaturas e podendo provocar chuvas, geadas e até neve em determinadas regiões. Até sexta (30), os termômetros podem alcançar entre 10ºC e 15ºC abaixo do normal.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar deve interferir na dinâmica do clima até a região Amazônica, no entanto, o inverno rigoroso será predominante nos Estados da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a frente fria deve ser uma das mais fortes já registradas, com sete dias seguidos com mínimas abaixo de zero.

Geadas e neve

Vento e nuvens, a princípio, devem impedir uma sequência de dias de geada ampla e generalizada no Centro-Sul do Brasil. Contudo, as projeções de geada em maior número de locais estão previstas para o final do período de pico da onda de frio, logo no final da semana. Mesmo assim, muitas áreas já devem ter geada entre 4ª e 5ª feira.

A maior preocupação com a geada se concentra no Sul do Mato Grosso do Sul e no Sul e Leste do Estado de São Paulo. A 6ª feira deve ser o dia de geada mais ampla no Centro-Sul do país.

Já a probabilidade de neve está prevista para a noite de quarta e a manhã de quinta nas regiões da Serra Gaúcha, os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense. Também há a possibilidade do fenômeno ocorrer em locais como o Meio-Oeste catarinense, o Planalto Norte de Santa Catarina, e o Sul do Paraná.

SBT NEWS

LEIA TAMBÉM!